JORNAL ESCOLAR ON-LINE: UMA MÍDIA EDUCATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE BIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Hugo Rivas de-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Raimundo Laerton de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorde Lima Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-13T13:43:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-13T13:43:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherJornal escolar on-line: uma mídia educativa para o ensino e aprendizado de biologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746515-
Resumo: dc.description.abstractAo longo da história, a humanidade tem enfrentado várias transformações, mas em nenhum momento foram tão rápidas e difíceis de serem acompanhadas e, até mesmo, compreendidas quanto na atualidade. Nesse contexto de incertezas, provavelmente nunca foi tão necessário quanto agora a formação integral do ser humano. Assim sendo, torna-se oportuno desenvolver procedimentos formativos que levem o indivíduo a compreender e ter condições de intervir na realidade ao qual está inserido. Esse trabalho objetivou contribuir para o ensino e aprendizado do componente curricular de Biologia, por meio da estruturação de um jornal escolar on-line, para estudantes da 2ª Série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em autores que defendem a formação educacional omnilateral. Esse estudo trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualiquantitativa. Os resultados apontam que o jornal escolar on-line de Biologia tem potencial de ser uma via de formação humana integral ao favorecer a criticidade, a participação social, a interatividade, o trabalho em equipe, o protagonismo, a liberdade de expressão, a melhora da escrita e da autoestima, a consciência ambiental, política, cultural e tecnológica e obtenção de saberes contextualizados e significativos para estudantes. Em vista disso, formulou-se um Produto Educacional, no formato de sequência didática, com orientações pedagógicas para organização de um jornal escolar on-line para o componente curricular de Biologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent29,6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Tecnológica; Formação integral; Criticidade; Produção e compartilhamento de conhecimentospt_BR
Título: dc.titleJORNAL ESCOLAR ON-LINE: UMA MÍDIA EDUCATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE BIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
Produto Educacional - Hugo Rivas de Oliveira.pdfJornal escolar on-line: uma mídia educativa para o ensino e aprendizado de biologia30,34 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746515/2/Produto Educacional - Hugo Rivas de Oliveira.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons