Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Hugo Rivas de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Raimundo Laerton de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Lima Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-13T13:43:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-13T13:43:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jornal escolar on-line: uma mídia educativa para o ensino e aprendizado de biologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746515 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao longo da história, a humanidade tem enfrentado várias transformações, mas em nenhum momento foram tão rápidas e difíceis de serem acompanhadas e, até mesmo, compreendidas quanto na atualidade. Nesse contexto de incertezas, provavelmente nunca foi tão necessário quanto agora a formação integral do ser humano. Assim sendo, torna-se oportuno desenvolver procedimentos formativos que levem o indivíduo a compreender e ter condições de intervir na realidade ao qual está inserido. Esse trabalho objetivou contribuir para o ensino e aprendizado do componente curricular de Biologia, por meio da estruturação de um jornal escolar on-line, para estudantes da 2ª Série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em autores que defendem a formação educacional omnilateral. Esse estudo trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualiquantitativa. Os resultados apontam que o jornal escolar on-line de Biologia tem potencial de ser uma via de formação humana integral ao favorecer a criticidade, a participação social, a interatividade, o trabalho em equipe, o protagonismo, a liberdade de expressão, a melhora da escrita e da autoestima, a consciência ambiental, política, cultural e tecnológica e obtenção de saberes contextualizados e significativos para estudantes. Em vista disso, formulou-se um Produto Educacional, no formato de sequência didática, com orientações pedagógicas para organização de um jornal escolar on-line para o componente curricular de Biologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 29,6MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Tecnológica; Formação integral; Criticidade; Produção e compartilhamento de conhecimentos | pt_BR |
Título: dc.title | JORNAL ESCOLAR ON-LINE: UMA MÍDIA EDUCATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE BIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Hugo Rivas de Oliveira.pdf | Jornal escolar on-line: uma mídia educativa para o ensino e aprendizado de biologia | 30,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746515/2/Produto Educacional - Hugo Rivas de Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons