Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEMA - Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO BARROS, IZETH | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Augusto Ramos e Silva, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-13T12:06:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-13T12:06:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | IZETH NASCIMENTO BARROS_PRODUTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746480 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a pandemia do Novo Coronavírus da Covid-19, foram estabelecidas várias medidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter a proliferação do vírus. Entre essas medidas estava o fechamento das escolas, fazendo com essas instituições de ensino buscassem, por meio do uso das tecnologias, adequar-se ao novo formato de aulas remotas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar como as escolas públicas da Educação Básica do município de Grajaú/MA inseriram as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, de modo a fomentar a inclusão dos estudantes com deficiência, durante a pandemia da Covid-19. Nessa direção, contou-se com as concepções teóricas de Bacich e Moran (2015; 2018), Sancho et al. (2006), Matoan (2000), Quintella (2018), entre outros, buscando acentuar reflexões sobre as implicações pedagógicas e sociais que ocorreram durante a pandemia para garantir o ensino por meio do uso das TDIC. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, desenvolveu-se como pesquisa de campo e teve como sujeitos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e professores que atuam na sala comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A coleta dos dados contou com aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram as barreiras enfrentadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Grajaú/MA para garantir os processos pedagógicos durante a pandemia, entre elas destacam-se: a falta de conectividade nas escolas, de recursos tecnológicos acessíveis, de formação para o uso das TDIC na prática docente, de tecnologias assistivas que atendam todas as especificidades dos alunos com deficiência e de condições de acessibilidade em plataformas digitais. Por outro lado, as instituições de ensino buscaram por meio da entrega de material pedagógico impresso, dar continuidade as aulas aos alunos com deficiência durante o ensino remoto emergencial. No boço desse cenário, que afeta toda a educação brasileira, é importante destacar a necessidade de formação continuada e de material pedagógico que auxiliem os professores a desenvolverem novas práticas pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva, utilizando-se das TDIC e das Tecnologias Assistivas no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência. Um produto educacional, fruto dessa pesquisa, foi elaborado na forma de e-book, cujo título “As Tecnologias Assistivas no Ensino da Educação Física: brincadeiras e jogos inclusivos”, o qual traz propostas pedagógicas que venham a contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,98MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | Educação inclusiva e o uso das tdic na educação básica: desafios para garantir a aprendizagem durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
IZETH NASCIMENTO BARROS_1 - PDF-A-143-156.pdf | https://www.canva.com/design/DAFNiq-m3Nk/NgmNhlMd4qdzPlZGyeXVfg/edit?utm_content=DAFNiqm3Nk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton | 4,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746480/2/IZETH NASCIMENTO BARROS_1 - PDF-A-143-156.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons