Educação inclusiva e o uso das tdic na educação básica: desafios para garantir a aprendizagem durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEMA - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO BARROS, IZETH-
Autor(es): dc.contributor.authorAugusto Ramos e Silva, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-13T12:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-13T12:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otherIZETH NASCIMENTO BARROS_PRODUTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746480-
Resumo: dc.description.abstractCom a pandemia do Novo Coronavírus da Covid-19, foram estabelecidas várias medidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter a proliferação do vírus. Entre essas medidas estava o fechamento das escolas, fazendo com essas instituições de ensino buscassem, por meio do uso das tecnologias, adequar-se ao novo formato de aulas remotas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar como as escolas públicas da Educação Básica do município de Grajaú/MA inseriram as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, de modo a fomentar a inclusão dos estudantes com deficiência, durante a pandemia da Covid-19. Nessa direção, contou-se com as concepções teóricas de Bacich e Moran (2015; 2018), Sancho et al. (2006), Matoan (2000), Quintella (2018), entre outros, buscando acentuar reflexões sobre as implicações pedagógicas e sociais que ocorreram durante a pandemia para garantir o ensino por meio do uso das TDIC. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, desenvolveu-se como pesquisa de campo e teve como sujeitos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e professores que atuam na sala comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A coleta dos dados contou com aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram as barreiras enfrentadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Grajaú/MA para garantir os processos pedagógicos durante a pandemia, entre elas destacam-se: a falta de conectividade nas escolas, de recursos tecnológicos acessíveis, de formação para o uso das TDIC na prática docente, de tecnologias assistivas que atendam todas as especificidades dos alunos com deficiência e de condições de acessibilidade em plataformas digitais. Por outro lado, as instituições de ensino buscaram por meio da entrega de material pedagógico impresso, dar continuidade as aulas aos alunos com deficiência durante o ensino remoto emergencial. No boço desse cenário, que afeta toda a educação brasileira, é importante destacar a necessidade de formação continuada e de material pedagógico que auxiliem os professores a desenvolverem novas práticas pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva, utilizando-se das TDIC e das Tecnologias Assistivas no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência. Um produto educacional, fruto dessa pesquisa, foi elaborado na forma de e-book, cujo título “As Tecnologias Assistivas no Ensino da Educação Física: brincadeiras e jogos inclusivos”, o qual traz propostas pedagógicas que venham a contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiênciapt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,98MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleEducação inclusiva e o uso das tdic na educação básica: desafios para garantir a aprendizagem durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
IZETH NASCIMENTO BARROS_1 - PDF-A-143-156.pdfhttps://www.canva.com/design/DAFNiq-m3Nk/NgmNhlMd4qdzPlZGyeXVfg/edit?utm_content=DAFNiqm3Nk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton4,08 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746480/2/IZETH NASCIMENTO BARROS_1 - PDF-A-143-156.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons