ORIENTAÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA: PLANEJAMENTO COLABORATIVO E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES BRITO PINHEIRO, VANESSA-
Autor(es): dc.contributor.authorSalete de Camargo Silva, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-13T12:54:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-13T12:54:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
identificador: dc.identifier.otherVanessa e-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746461-
Resumo: dc.description.abstractA educação na perspectiva inclusiva tem sido bastante discutida nos ambientes acadêmicos e escolares. Na história da educação no Brasil, encontramos marcos precursores de processos inclusivos, contraditoriamente permeados por fortes registros segregacionistas. Nesse contexto, a pesquisa objetiva discutir o ensino colaborativo no planejamento das aulas de matemática dos 6º anos do Ensino Fundamental II para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Enquanto pedagoga e professora da Educação Especial, esta pesquisadora acompanha as dificuldades vivenciadas pelos professores do ensino comum em trabalhar com os alunos da Educação Especial. Como questão problematizadora da pesquisa, buscamos compreender de que forma o planejamento colaborativo e a documentação pedagógica podem contribuir como ferramentas para dar visibilidade às aprendizagens dos alunos da Educação Especial. Com abordagem qualitativa, exploratória, baseada na pesquisa-ação, participaram dessa pesquisa aproximadamente 12 profissionais da Educação Básica, professores do ensino comum, professores do AEE e pedagogos. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários através da plataforma google forms. Para a base bibliográfica foram utilizados autores de referência nas áreas de planejamento, ensino colaborativo, bem como de práticas de documentação pedagógica. Entre os autores que dão aporte teórico para este trabalho estão Mendes (2010), Carvalho (2019), Mello (2020), Barbosa (2020), Faria (2020), Capellini (2019) e Zerbato (2019). A partir da análise dos dados, a pesquisa apresenta uma proposta de formação de professores com base em grupo de estudos de aporte teórico e metodológico que respaldem a construção coletiva de planejamento inclusivo. Os resultados do produto educacional foram registrados em um livro eletrônico (e-book) intitulado “Orientações para formação continuada: planejamento colaborativo e a documentação pedagógica no processo de inclusão” que poderá ser utilizado em outros espaços de formações com o coletivo da escolapt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleORIENTAÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA: PLANEJAMENTO COLABORATIVO E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Vanessa e-book.pdfhttps://unespar-my.sharepoint.com/personal/profei_unespar_edu_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fprofei%5Funespar%5Fedu%5Fbr%2FDocuments%2FPRODUTO%20EDUCACIONAL%20T1%2FVanessa%20e%2Dbook%20%C3%BAltimo%2012%2D12%2D2022%2D1%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fprofei%5Funespar%5Fedu%5Fbr%2FDocuments%2FPRODUTO%20EDUCACIONAL%20T1&ga=12,38 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746461/2/Vanessa e-book.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons