Pensando fora da caixa sobre as Altas Habilidades/Superdotação - Invisibilidades visíveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIDIA CHEMPCEK, MARI-
Autor(es): dc.contributor.authorLúcia Sério Bertoldi, Andréa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-13T12:42:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-13T12:42:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-28-
identificador: dc.identifier.otherPensando fora da caixa sobre Altas Habilidades-1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746459-
Resumo: dc.description.abstractO número de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação matriculados(as) na Educação Básica tem apresentado gradativa ascensão no Brasil, porém com inconsistências quando comparado à estimativa de pessoas identificadas com esse diagnóstico, o que pressupõe uma lacuna no processo de identificação. Assim sendo, neste estudo, buscou-se analisar a concepção de professores(as) da Educação Básica, mais especificamente do Ensino Fundamental, sobre seu processo de formação inicial e continuada, no que se refere às possibilidades de identificação e de atendimento aos(às) estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Trata-se de compreender as possíveis interferências das formações realizadas pelos(as) professores(as) e os conceitos que culturalmente permeiam essa temática nos processos de inclusão desses(as) estudantes. Participaram do estudo 30 professores(as) da rede pública municipal e estadual do município de Araucária, região metropolitana de Curitiba/Paraná. É uma pesquisa de campo de natureza quali quantitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre a concepção de Superdotação, a formação docente sobre o tema, a atuação dos(as) professores(as) junto a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, as características e os indicadores presentes nesses sujeitos. Os dados das entrevistas foram gravados, transcritos, analisados e categorizados, conforme a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016). A análise dos dados obtidos evidenciou os conhecimentos que os(as) professores(as) entrevistados(as) possuem sobre as Altas Habilidades/Superdotação, constituindo a base para a definição das seguintes categorias: concepção, indicadores, formação profissional, trabalho pedagógico e mitos. Os resultados do estudo apontaram que as diferentes concepções sobre as Altas Habilidades/Superdotação, a escassa formação sobre a temática nos contextos de formação docente inicial e/ou continuada e, consequentemente, o atendimento desses(as) estudantes, contribuíram para a sua invisibilidade. A partir da análise dos dados coletados e de sua discussão, foram levantados os indicativos para a elaboração de um produto educacional, em formato de livro digital, com orientações práticas que respondem às necessidades apontadas pelos(as) professores(as) participantes do estudo, incluindo a definição de Altas Habilidades/Superdotação, o amparo legal previsto na legislação, o direito ao Atendimento Educacional Especializado, a identificação de características e de indicadores, as possibilidades de identificação e de avaliação desses(as) estudantes no contexto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,45MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titlePensando fora da caixa sobre as Altas Habilidades/Superdotação - Invisibilidades visíveispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Pensando fora da caixa sobre Altas Habilidades-1.pdfhttps://unespar-my.sharepoint.com/personal/profei_unespar_edu_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fprofei%5Funespar%5Fedu%5Fbr%2FDocuments%2FPRODUTO%20EDUCACIONAL%20T1%2FPensando%20fora%20da%20caixa%20sobre%20Altas%20Habilidades%2D1%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fprofei%5Funespar%5Fedu%5Fbr%2FDocuments%2FPRODUTO%20EDUCACIONAL%20T1&ga=14,56 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746459/2/Pensando fora da caixa sobre Altas Habilidades-1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons