Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIDIA CHEMPCEK, MARI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lúcia Sério Bertoldi, Andréa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-13T12:42:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-13T12:42:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pensando fora da caixa sobre Altas Habilidades-1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O número de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação matriculados(as) na Educação Básica tem apresentado gradativa ascensão no Brasil, porém com inconsistências quando comparado à estimativa de pessoas identificadas com esse diagnóstico, o que pressupõe uma lacuna no processo de identificação. Assim sendo, neste estudo, buscou-se analisar a concepção de professores(as) da Educação Básica, mais especificamente do Ensino Fundamental, sobre seu processo de formação inicial e continuada, no que se refere às possibilidades de identificação e de atendimento aos(às) estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Trata-se de compreender as possíveis interferências das formações realizadas pelos(as) professores(as) e os conceitos que culturalmente permeiam essa temática nos processos de inclusão desses(as) estudantes. Participaram do estudo 30 professores(as) da rede pública municipal e estadual do município de Araucária, região metropolitana de Curitiba/Paraná. É uma pesquisa de campo de natureza quali quantitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre a concepção de Superdotação, a formação docente sobre o tema, a atuação dos(as) professores(as) junto a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, as características e os indicadores presentes nesses sujeitos. Os dados das entrevistas foram gravados, transcritos, analisados e categorizados, conforme a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016). A análise dos dados obtidos evidenciou os conhecimentos que os(as) professores(as) entrevistados(as) possuem sobre as Altas Habilidades/Superdotação, constituindo a base para a definição das seguintes categorias: concepção, indicadores, formação profissional, trabalho pedagógico e mitos. Os resultados do estudo apontaram que as diferentes concepções sobre as Altas Habilidades/Superdotação, a escassa formação sobre a temática nos contextos de formação docente inicial e/ou continuada e, consequentemente, o atendimento desses(as) estudantes, contribuíram para a sua invisibilidade. A partir da análise dos dados coletados e de sua discussão, foram levantados os indicativos para a elaboração de um produto educacional, em formato de livro digital, com orientações práticas que respondem às necessidades apontadas pelos(as) professores(as) participantes do estudo, incluindo a definição de Altas Habilidades/Superdotação, o amparo legal previsto na legislação, o direito ao Atendimento Educacional Especializado, a identificação de características e de indicadores, as possibilidades de identificação e de avaliação desses(as) estudantes no contexto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,45MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | Pensando fora da caixa sobre as Altas Habilidades/Superdotação - Invisibilidades visíveis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pensando fora da caixa sobre Altas Habilidades-1.pdf | https://unespar-my.sharepoint.com/personal/profei_unespar_edu_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fprofei%5Funespar%5Fedu%5Fbr%2FDocuments%2FPRODUTO%20EDUCACIONAL%20T1%2FPensando%20fora%20da%20caixa%20sobre%20Altas%20Habilidades%2D1%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fprofei%5Funespar%5Fedu%5Fbr%2FDocuments%2FPRODUTO%20EDUCACIONAL%20T1&ga=1 | 4,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746459/2/Pensando fora da caixa sobre Altas Habilidades-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons