Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Maranhão - UEMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | WELVIS GOMES DE ARAÚJO, TARCÍSIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raika e Silva Lima, Marcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-13T11:50:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-13T11:50:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Tarcisio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746455 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Deliberamos como objetivo desta pesquisa, analisar como os professores de escolas públicas do Ensino Médio, na cidade de São Luís – MA, têm trabalhado em suas práticas de letramento, a disciplina de Língua Portuguesa com seus estudantes Surdos. Desse modo, a fim de compreender como essas práticas são desenvolvidas, no contexto da Educação Inclusiva para Surdos, fez-se uso da pesquisa de abordagem Qualitativa, do tipo Descritiva e Exploratória. O lócus da pesquisa, é uma escola da rede estadual de ensino de São Luís – MA, em uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, que tem estudantes Surdos matriculados e, como participantes da pesquisa uma professora da disciplina de Língua Portuguesa e uma da Sala de Recursos Multifuncionais e a Tradutora/Intérprete de Língua de Sinais. A produção dos dados foi feita por meio de Entrevistas Semiestruturadas via Google Meet, posteriormente analisados com base na Análise de Conteúdo. Ao analisar as categorias constituídas por meio das entrevistas, considerou-se que: o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na escola se limita à professora da Sala de Recursos e a Intérprete de Libras; há explanação de diferentes tipos e gêneros textuais, enquanto a professora de Língua Portuguesa foca naqueles específicos do 2º Ano do Ensino Médio, a professora da Sala de Recursos enfatiza aqueles de uso e necessidade diária dos alunos Surdos; os alunos de um modo geral encontram-se desmotivados em participar das práticas de leitura e escrita proporcionadas na disciplina de Língua Portuguesa; e não há o desenvolvimento de um Ensino Colaborativo (EC) e de um Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Nessa perspectiva, propomos a necessidade de novas práticas de letramento voltadas ao desenvolvimento, principalmente do estudante Surdo, para tal o uso da Libras, diversidade de tipos e gêneros textuais, metodologias acessíveis e ativas, para o desenvolvimento de práticas heterogêneas estimulando o engajamento, apresentações diversas do conteúdo e de ações e expressão do conhecimento pelos alunos, em conformidade à abordagem do DUA, desta forma, imprescindível a promoção de um EC entre os professores envolvidos no processo de letramento em Língua Portuguesa. Como resultado desta pesquisa, o produto educacional construído, é um Caderno Pedagógico em formato ebook, que poderá auxiliar a formação docente ao propor possibilidades de práticas inovadoras voltadas ao letramento do estudante Surdo em Língua Portuguesa no Ensino Médio de escolas regulares, em conformidade com o Ensino Colaborativo e o Desenho Universal da Aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,21MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante Surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal da Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO E DO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Tarcisio.pdf | https://uemabr-my.sharepoint.com/personal/joaosilva_professor_uema_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fjoaosilva%5Fprofessor%5Fuema%5Fbr%2FDocuments%2FDisserta%C3%A7%C3%A3o%5FTarcisio%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fjoaosilva%5Fprofessor%5Fuema%5Fbr%2FDocuments&ga=1 | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746455/2/Dissertação_Tarcisio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons