Produto Educacional: CUIDADO INTEGRAL À PESSOA IDOSA - Diálogos sobre a integralidade no cenário da Fisioterapia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará (UEPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoeiro, Ana Cristina Vidigal-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, João Paulo Menezes-
Autor(es): dc.contributor.authorFalcão, Luiz Fábio Magno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-13T10:06:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-13T10:06:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-13-
identificador: dc.identifier.otherCuidado integral a pessoa idosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746454-
Resumo: dc.description.abstractA construção de um produto educacional com temáticas relacionadas ao cuidado à pessoa idosa foi motivada pelo desejo de suscitar reflexões sobre a importância da integralidade no âmbito da formação fisioterapêutica. Além disso, sua concepção foi impulsionada pela necessidade de estimular a discussão sobre alguns desafios enfrentados no cenário contemporâneo, por meio de uma coletânea de textos didáticos que pudesse mediar as atividades de ensino em saúde. Para alcançar a finalidade proposta, foi reunido um grupo de alunos do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, os quais tinham a tarefa de construir textos científicos sobre assuntos previamente escolhidos pelos organizadores. O propósito era torná-los protagonistas de seu aprendizado no curso, e para esse fim, foi proposta a realização de uma pesquisa sistemática nas bases de dados científicas. Optou-se pela temática geral do envelhecimento, por se tratar de um assunto bastante problematizado no âmbito da formação fisioterapêutica, e principalmente, pela crescente relevância desse processo na compreensão do desenvolvimento humano. As atividades foram acompanhas por dois docentes do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, e um mestrando vinculado ao Programa de Mestrado em Ensino em Saúde na Amazônia, todos eles vinculados à referida instituição. A construção dos capítulos ocorreu ao longo de seis meses, e após a finalização de cada um deles, o texto era revisado pelos três organizadores, os quais apontavam mudanças e refinamentos a serem realizados. No cenário das metodologias ativas de ensino, o trabalho em pares adquire especial importância, e o educador, na qualidade de mediador desse processo, é um importante agente de transformação na vida do aluno. Nesse sentido, a iniciativa demonstrou que a integração de discentes da graduação e pós-graduação com os docentes da instituição foi uma intensa experiência de troca e aprendizados mútuos, tornando possível a construção conjunta dos capítulos da obra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.151pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReabilitaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapiapt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: CUIDADO INTEGRAL À PESSOA IDOSA - Diálogos sobre a integralidade no cenário da Fisioterapiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG Ensino em Saúde na Amazôniapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional Mestrado PPGESA/UEPApt_BR
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