Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Elza Ribeiro Martins Falcão, Elza Ribeiro Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T18:41:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T18:41:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este escrito tem como objetivo trazer uma análise crítica da obra “A Crise na Educação” de Hannah Arendt, focalizando a decadência educacional nos Estados Unidos como uma faceta intrínseca dos desafios enfrentados no século XX, alinhando suas percepções a realidade brasileira. A autora ressalta a contínua deterioração dos padrões educacionais como uma ameaça latente, enquanto critica a ilusão de forjar um novo mundo por meio da educação, incluindo uma exploração da influência da igualdade na sociedade americana. A abordagem metodológica adotada trata-se de análise bibliográfica, por meio da utilização de argumentos históricos, filosóficos e sociológicos extraídos da pretensa obra. Enfatiza-se o quão relevantes são essas características nos dias atuais frente às necessidades de mudanças no sistema educacional brasileiro. O propósito desta pesquisa é contribuir para uma melhor compreensão da obra de Arendt, concedendo um embasamento teórico sólido voltado às reflexões contemporâneas sobre os obstáculos presentes no cenário educacional do Brasil. Sua análise transcende a mera revisão bibliográfica ao propor relevantes abordagens para as áreas da educação. Logo, o artigo é organizado em dois momentos distintos, um em que faz a análise da obra de Hannah Arendt, e outro que traz essa realidade para o contexto educacional brasileiro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 270 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Crise na Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexões Contemporâneas | pt_BR |
Título: dc.title | DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons