Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, José Cruz Queiroz do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T18:00:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T18:00:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino de matemática pode se tornar interessante para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através do lúdico com utilização de jogos matemáticos. Neste contexto, os jogos matemáticos: contigo 60, dominó da multiplicação, maratona da divisão e corrida dos inteiros, surgiu como um processo educativo, com o objetivo de promover ensino-aprendizagem através do lúdico. Como metodologia de abordagem qualitativa documental, foi aplicado um questionário para saber o nível de aprendizado dos alunos, logo após, deu-se uma aula sobre os conteúdos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Como complementação, foram aplicados os jogos citado acima. Ao aplicar novamente o questionário notou-se uma grande melhora no nível de aprendizado dos educandos desta turma de 5º ano, em relação as quatro operações básicas da matemática. Dessa forma, pode-se notar que o uso dos jogos possibilitou a construção do conhecimento dos educandos, despertando assim, a criatividade, o raciocínio lógicos e sua capacidade motora. Também, através destas atividades, notou-se nos alunos um maior interesse e curiosidade pelo aprendizado da matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 515 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Matemáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo Educativo | pt_BR |
Título: dc.title | Ludicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte - AM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons