Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Paulo Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T14:24:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T14:24:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | CIDADANIA DIGITAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746370 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral deste artigo é refletir sobre o conceito de cidadania digital em contexto de Educação. De maneira específica, pretende-se investigar os principais aspectos teóricos e legais que envolvem a cidadania digital; como esse conceito pode ser aplicado no processo de ensino e de aprendizagem; a importância de trabalhá-lo em ambiente escolar e os seus possíveis resultados à formação crítica do estudante. A metodologia aplicada é a de revisão narrativa de literatura. A pesquisa se justifica por ser um tema de dimensões sociais, políticas, educacionais e jurídicas, pois embora o mundo virtual aconteça dentro de uma tela, ele se relaciona diretamente com a dinâmica concreta da sociedade. Não se trata, portanto, de um ambiente alheio à vida social, mas constituinte da mesma, e dessa forma, submetido a regras e normas de conduta sociais, com as quais os indivíduos precisam aprender a lidar. A simples incorporação de tecnologias em contexto escolar não é suficiente para que haja condições de exercício pleno da cidadania digital, essa pressupõe o uso crítico dos recursos tecnológicos, que por sua vez, demanda educação digital, no sentido de capacitar os sujeitos para que esses desenvolvam competências e habilidades técnicas, como também leitura crítica de mundo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 195 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança Digital | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons