As práticas de leitura e produção textual em interfaces no cenário escolar: promoção da consistência argumentativa para a Redação/ENEM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Maria Irenilce do-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sonia Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-10T12:30:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-10T12:30:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS DE REDAÇÃO/ENEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746357-
Resumo: dc.description.abstractA prática da leitura e da escrita, em todas as etapas da escolaridade, deixa claro uma referência fundamental para o enriquecimento da produção textual de diferentes gêneros e obviamente como suporte favorecedor no desenvolvimento de competências para a escrita do texto dissertativo argumentativo, tipologia cobrada na Redação do ENEM. A prova, com certo aspecto subjetivo, é regida por regras próprias, em que são consideradas algumas competências textuais referentes aos padrões da norma escrita, à tipologia de texto, à estrutura argumentativa, à construção da proposta de intervenção, à temática proposta. Foi, pois, considerando as particularidades e complexidade desta tipologia, relativa à construção de argumentos e sua exposição, ao cenário escolar, no que se refere às dificuldades do ensino-aprendizagem dessa modalidade, aos alunos com diferentes níveis de escrita e argumentação, aos professores com carga horária extensa e sem condições de desenvolverem feedbacks individuais e produtivos para os trabalhos escritos em sala, que nos debruçamos a refletir, a compreender se as estratégias pedagógicas convergem para o aprimoramento de mecanismos que orientam e fomentam a consistência argumentativa para a Redação do ENEM e de que modo os estudantes vivenciam o processo da escrita mediado pela leitura. Elegemos como procedimento metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de base documental bibliográfica. Como sustentação teórica, utilizamos: Kleiman (1995), os PCNs (1997), Coracini (2002), Marcuschi (2008), dentre outros. Os resultados mostram que o trabalho com as competências de leitura e escrita em sala de aula, na promoção da consistência argumentativa para a Redação/ENEM ainda é deficitário. Nesse sentido, fica claro o quão é necessário incentivar os alunos à pratica da leitura e da escrita e contribuir a fim de que a prática do professor seja eficaz, doravante um ensino que priorize a leitura, a análise e a produção de textos dissertativos significativos, estruturados a partir da argumentação autoral e consistente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent330 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e produção textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconsistência argumentativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedação/ENEMpt_BR
Título: dc.titleAs práticas de leitura e produção textual em interfaces no cenário escolar: promoção da consistência argumentativa para a Redação/ENEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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