Explorando o tema Industrialização na Educação de Jovens e Adultos: uma jornada de aprendizado com o auxílio de mapas conceituais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Hudson Laeber-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Adelson Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-10T18:20:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-10T18:20:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-24-
identificador: dc.identifier.otherEbook + Ficha de avaliação (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746350-
Resumo: dc.description.abstractEste Ebook intitulado “Explorando o tema Industrialização na Educação de Jovens e Adultos: uma jornada de aprendizado com o auxílio de mapas conceituais” foi o Produto Educacional desenvolvido como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense. Foi elaborado a partir da pesquisa “Uma sequência didática sobre Industrialização e a potencialização do ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos utilizando mapas conceituais”, dentro da linha de pesquisa Processos de Aprendizagem. A sequência didática contida no Ebook foi trabalhada em uma turma do Módulo lll da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Novo Ensino Médio - do Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, situado no município de São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro. Seu objetivo é apresentar uma nova abordagem do tema Industrialização na EJA, pautada em uma metodologia que promova a autonomia do estudante, valorizando seus conhecimentos prévios. Além disso, enfatiza o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem, apresentando estratégias como o uso de vídeos e de ferramentas como o Cmap Cloud. Explora o uso dos mapas conceituais (MC) enquanto ferramenta pedagógica eficaz em relação à aprendizagem e à avaliação, ressaltando o seu potencial no ensino de Geografia e consolidando o seu papel no que diz respeito à otimização da aprendizagem, tornando-a mais significativa e relevante na EJA. Este Ebook é destinado a docentes interessados em promover uma aprendizagem ativa do conteúdo Industrialização com o auxílio dos MC, podendo ser adaptado para outros contextos e/ou outras modalidades de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30.963KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIndustrializaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmapas conceituaispt_BR
Título: dc.titleExplorando o tema Industrialização na Educação de Jovens e Adultos: uma jornada de aprendizado com o auxílio de mapas conceituaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineproduto educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons