Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Hudson Laeber | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adelson Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T18:20:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T18:20:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ebook + Ficha de avaliação (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746350 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Ebook intitulado “Explorando o tema Industrialização na Educação de Jovens e Adultos: uma jornada de aprendizado com o auxílio de mapas conceituais” foi o Produto Educacional desenvolvido como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense. Foi elaborado a partir da pesquisa “Uma sequência didática sobre Industrialização e a potencialização do ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos utilizando mapas conceituais”, dentro da linha de pesquisa Processos de Aprendizagem. A sequência didática contida no Ebook foi trabalhada em uma turma do Módulo lll da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Novo Ensino Médio - do Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, situado no município de São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro. Seu objetivo é apresentar uma nova abordagem do tema Industrialização na EJA, pautada em uma metodologia que promova a autonomia do estudante, valorizando seus conhecimentos prévios. Além disso, enfatiza o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem, apresentando estratégias como o uso de vídeos e de ferramentas como o Cmap Cloud. Explora o uso dos mapas conceituais (MC) enquanto ferramenta pedagógica eficaz em relação à aprendizagem e à avaliação, ressaltando o seu potencial no ensino de Geografia e consolidando o seu papel no que diz respeito à otimização da aprendizagem, tornando-a mais significativa e relevante na EJA. Este Ebook é destinado a docentes interessados em promover uma aprendizagem ativa do conteúdo Industrialização com o auxílio dos MC, podendo ser adaptado para outros contextos e/ou outras modalidades de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30.963KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Industrialização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mapas conceituais | pt_BR |
Título: dc.title | Explorando o tema Industrialização na Educação de Jovens e Adultos: uma jornada de aprendizado com o auxílio de mapas conceituais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | produto educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook + Ficha de avaliação (1).pdf | 30,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746350/2/Ebook + Ficha de avaliação (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons