
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Brasiloto, Jurandir | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Jefferson Gustavo dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T18:11:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T18:11:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A HISTÓRIA DO SERINGUEIRO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746349 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo visa apresentar um esboço analítico acerca da possibilidade interpretativa e polissêmica da figura do seringueiro. Nesse sentido, o objetivo geral versa em analisar como a representação do seringueiro se transfigura em símbolos e significados históricos em uma determinada praça de Porto Velho. Os objetivos específicos norteiam-se na apresentação dos discursos implícitos da representação simbólica constantes na praça dos seringueiros; na descrição de como a estátua do seringueiro presente na praça traduz a história do seringal como marca espacial e temporal de discurso e de identidade. O alicerce teórico será subsidiado, principalmente, por Joutard (2000) e Caldas (1997), no que tange à história oral; por Bakhtin (2003), acerca do texto e do discurso; por Nora (1993), a respeito dos símbolos e da memória dos lugares; e também por Foucault (2008), em arqueologia do saber. Na seara da metodologia, a pesquisa se desenvolveu por via bibliográfica, cuja natureza dos textos e da literatura podem-se localizar nas premissas que atendem o escopo e ao objeto do estudo. Como resultados, depreende-se que há uma variada possibilidades de interpretação da praça dos seringueiros, no que diz respeito aos símbolos representativos marcados pela referida estátua. Assim, concluiu-se: o que há escrito sobre a história contada por meio da história oral dos seringueiros ainda perdura como um símbolo de resistência social e de identidade do personagem histórico, criado ao longo do período de extração da borracha na Amazônia. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 825 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Seringueiro | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Porto Velho | pt_BR |
| Título: dc.title | HISTÓRIA ORAL, FIGURAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO SERINGUEIRO: UMA ANÁLISE DA REPRESENTÇÃO SIMBÓLICA PRESENTE NA PRAÇA DOS SERINGUEIROS, EM PORTO VELHO. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons