
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carige, Albano | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Naene, Jaime Ernesto | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alface, Carlos José Domingos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Suluda, António Inácio Comando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T11:19:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T11:19:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MOÇAMBIQUE: PROTEÇÃO COSTEIRA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746338 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é o resultado de uma pesquisa quantitativa que visa propor formas sustentáveis de proteção da zona costeira para reduzir os efeitos negativos da erosão costeira na Cidade da Beira, partindo de uma avaliação prévia. Para a percepção dos dados da pesquisa, a metodologia foi constituída de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação direta e inquérito com funcionários do Conselho Municipal e moradores do bairro da Praia Nova, Ponta – Gêa, Palmeiras e Macuti, com uma amostra de 215 participantes. A partir da análise estatística, a pesquisa constatou que a causa natural da erosão costeira é a chuva, o aquecimento global e o aumento do nível do mar, enquanto das causas antropogénicas foi constatado a destruição da vegetação costeira e das dunas; das medidas naturais sustentáveis consta o plantio de mangal e de casuarinas, enquanto das medidas artificiais consta a construção de quebra-mares, muralhas e esporões. Dada a relevância do estudo, sugere – se que, o município envide esforços junto do governo e parceiros de cooperação no sentido de conseguir financiamento para construção de muralha partindo da praia nova até a zona do palácio dos casamentos; a edilidade deve fazer esforços para reabilitar principalmente os quebra-mares próximos de desaguadouros, e formar seus funcionários na matéria de proteção costeira e gestão de riscos de calamidades. Também deve desenvolver palestras envolvendo a comunidade, na matéria sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, aquecimento global e da erosão. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 897 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Proteção Costeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | pt_BR |
| Título: dc.title | PROTEÇÃO COSTEIRA DA CIDADE DA BEIRA EM MOÇAMBIQUE:AVALIAÇÃO E PROPOSTAS DE MITIGAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons