GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UM SISTEMA NEOLIBERAL VIGENTE NO BRASIL.

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Júlio Fernandes de Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-10T11:25:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-10T11:25:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherGESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746332-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo analisar possibilidades e desafios na consolidação da gestão democrática no Brasil, um país capitalista. O estudo, baseado em análises bibliográficas e em uma pesquisa de campo, foi organizado em três capítulos, nos quais serão apresentados para compreender os desafios e possibilidades de ação sobre a gestão democrática nas escolas. Dentro desta perspectiva, analisamos o sistema capitalista neoliberal e suas implicações para o contexto educacional. Refletimos, também, sobre o sistema econômico e social brasileiro, de modo a compreender sua inter-relação com a educação brasileira. Foi necessário, ainda, realizar um estudo acerca da gestão democrática escolar da escola pública. Para tanto, realizou-se uma visita em uma escola, na qual pudemos observar a gestão. Estudamos o seu projeto político pedagógico, observamos as ações desempenhadas na gestão da escola e efetivamos entrevistas com fim de compreender a organização da gestão desta escola. Teoricamente, apoiamo-nos em Libâneo (2009), Saviani (2002), Frigotto (2003), Paro (2001) Dourado (2001) e Sapelli (2004), entre outros estudiososte estudo se revelou importante para não só se compreender os desafios impostos pelo sistema econômico para a educação como também para apontar as possibilidades de ação frente a estes desafios. Sua importância também está na possibilidade de indicar um viés transformador para a atuação e a efetivação da gestão democrática nas escolas públicas do estado do Paraná.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent431 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão Democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Públicapt_BR
Título: dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UM SISTEMA NEOLIBERAL VIGENTE NO BRASIL.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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