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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Júlio Fernandes de Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-10T11:25:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-10T11:25:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746332 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve como principal objetivo analisar possibilidades e desafios na consolidação da gestão democrática no Brasil, um país capitalista. O estudo, baseado em análises bibliográficas e em uma pesquisa de campo, foi organizado em três capítulos, nos quais serão apresentados para compreender os desafios e possibilidades de ação sobre a gestão democrática nas escolas. Dentro desta perspectiva, analisamos o sistema capitalista neoliberal e suas implicações para o contexto educacional. Refletimos, também, sobre o sistema econômico e social brasileiro, de modo a compreender sua inter-relação com a educação brasileira. Foi necessário, ainda, realizar um estudo acerca da gestão democrática escolar da escola pública. Para tanto, realizou-se uma visita em uma escola, na qual pudemos observar a gestão. Estudamos o seu projeto político pedagógico, observamos as ações desempenhadas na gestão da escola e efetivamos entrevistas com fim de compreender a organização da gestão desta escola. Teoricamente, apoiamo-nos em Libâneo (2009), Saviani (2002), Frigotto (2003), Paro (2001) Dourado (2001) e Sapelli (2004), entre outros estudiososte estudo se revelou importante para não só se compreender os desafios impostos pelo sistema econômico para a educação como também para apontar as possibilidades de ação frente a estes desafios. Sua importância também está na possibilidade de indicar um viés transformador para a atuação e a efetivação da gestão democrática nas escolas públicas do estado do Paraná. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 431 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Título: dc.title | GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UM SISTEMA NEOLIBERAL VIGENTE NO BRASIL. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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