GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Flaviane Regina de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorRancan, Graziele-
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Hermócrates Gomes Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorBona, Michael de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-09T14:04:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-09T14:04:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherMOTIVAÇÃO ESTUDANTILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746319-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho investigou o impacto da gamificação na motivação dos estudantes, explorando como elementos e mecânicas de jogos aplicados ao contexto educacional podem melhorar o engajamento, a retenção de conhecimento e o desempenho acadêmico. O objetivo geral foi analisar a eficácia da gamificação como estratégia pedagógica para aumentar a motivação dos alunos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, examinando estudos que avaliam a implementação e os efeitos da gamificação na educação. Os resultados apontaram para uma correlação positiva entre a gamificação e o aumento da motivação estudantil, sustentada pelo alinhamento com teorias de motivação e pela incorporação efetiva de tecnologias como a realidade virtual. Desafios como a necessidade de equilibrar os elementos lúdicos com os educacionais e a capacitação docente foram identificados. As considerações finais ressaltaram o potencial da gamificação para revitalizar práticas pedagógicas, apesar dos obstáculos para sua implementação. Perspectivas futuras indicam uma expansão da gamificação, impulsionada por avanços tecnológicos e uma maior aceitação de métodos inovadores de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent530pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMotivação Estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngajamentopt_BR
Título: dc.titleGAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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