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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Flaviane Regina de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rancan, Graziele | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Júnior, Hermócrates Gomes Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bona, Michael de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-09T14:04:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-09T14:04:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | MOTIVAÇÃO ESTUDANTIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investigou o impacto da gamificação na motivação dos estudantes, explorando como elementos e mecânicas de jogos aplicados ao contexto educacional podem melhorar o engajamento, a retenção de conhecimento e o desempenho acadêmico. O objetivo geral foi analisar a eficácia da gamificação como estratégia pedagógica para aumentar a motivação dos alunos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, examinando estudos que avaliam a implementação e os efeitos da gamificação na educação. Os resultados apontaram para uma correlação positiva entre a gamificação e o aumento da motivação estudantil, sustentada pelo alinhamento com teorias de motivação e pela incorporação efetiva de tecnologias como a realidade virtual. Desafios como a necessidade de equilibrar os elementos lúdicos com os educacionais e a capacitação docente foram identificados. As considerações finais ressaltaram o potencial da gamificação para revitalizar práticas pedagógicas, apesar dos obstáculos para sua implementação. Perspectivas futuras indicam uma expansão da gamificação, impulsionada por avanços tecnológicos e uma maior aceitação de métodos inovadores de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 530 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação Estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engajamento | pt_BR |
Título: dc.title | GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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