Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Francimar Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Cristiano do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Arlindo Trindade Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Telma Silva de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Laura de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-09T13:11:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-09T13:11:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALFABETIZAÇÃO MULTIMODAL NO SÉCULO XXI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo investiga a alfabetização multimodal no contexto do século XXI, considerando suas perspectivas emergentes e desafios contemporâneos. A alfabetização multimodal é entendida como a capacidade de compreender e produzir textos em diversas modalidades, como texto escrito, imagens, áudio e vídeo. A pesquisa aborda a importância crescente dessa forma de alfabetização em um mundo cada vez mais digital e multimodal. São discutidas as implicações dessas mudanças para educadores e políticas educacionais. A metodologia inclui revisão de literatura recente e análise crítica de dados empíricos relacionados à alfabetização multimodal. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem integrada e inclusiva para a alfabetização no século XXI, que reconheça as múltiplas formas de comunicação e expressão como parceiras necessárias para o processo da alfabetização multimodal, neste artigo, abordou-se, de maneira sucinta o termo perspectivas emergentes diante dos desafios contemporâneos da alfabetização multimodal, assim, consequentemente, o quanto a referida ciência é fundamental e que esteja atrelada ao processo do trabalho do educador alfabetizador. Entre os autores que contribuíram para elaboração desta pesquisa estão: Barton, D., & Hamilton, M. (2018); Comber, B., & Simpson, A. (2020); Kress, G., & Jewitt, C. (2017) e Lankshear, C., & Knobel, M. (2016) ), entre outros , os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 330 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Multimodal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios Contemporâneos | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO MULTIMODAL NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS EMERGENTES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons