Guia de trilha interpretativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrancesquetto, Anelise-
Autor(es): dc.contributor.authorBuzatto, Cristiano Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-09T11:48:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-09T11:48:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-09-
identificador: dc.identifier.otherAnelise_Francesquetto_Produto_educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746294-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto parte da necessidade de promover o ensino de Botânica e preservação ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dentre os conteúdos que a botânica aborda, temos os cinco principais grupos vegetais: briófitas, licófitas, samambaias, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos são extremamente relevantes para a compreensão da biodiversidade vegetal e sua importância para o meio ambiente e a sociedade. Tal compreensão, leva a formular a seguinte pergunta de pesquisa: como o uso de trilhas interpretativas como metodologia de ensino pode auxiliar os alunos a desenvolverem maior aprendizado sobre os grupos botânicos e por consequência gerar uma sensibilização quanto as questões ambientais que os envolve? Para tal, este material tem como objetivo principal aplicar uma sequência didática voltada a contemplar a temática Botânica com estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. A sequência didática apoia-se na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos como anunciada por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009), sendo estruturada em três momentos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A sequência didática volta-se a proporcionar ao aluno se tornar protagonista da construção do seu próprio conhecimento a partir de uma problemática identificada em seu entorno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent66mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBiologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleGuia de trilha interpretativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons