Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Francesquetto, Anelise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Buzatto, Cristiano Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-09T11:48:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-09T11:48:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Anelise_Francesquetto_Produto_educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746294 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto parte da necessidade de promover o ensino de Botânica e preservação ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dentre os conteúdos que a botânica aborda, temos os cinco principais grupos vegetais: briófitas, licófitas, samambaias, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos são extremamente relevantes para a compreensão da biodiversidade vegetal e sua importância para o meio ambiente e a sociedade. Tal compreensão, leva a formular a seguinte pergunta de pesquisa: como o uso de trilhas interpretativas como metodologia de ensino pode auxiliar os alunos a desenvolverem maior aprendizado sobre os grupos botânicos e por consequência gerar uma sensibilização quanto as questões ambientais que os envolve? Para tal, este material tem como objetivo principal aplicar uma sequência didática voltada a contemplar a temática Botânica com estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. A sequência didática apoia-se na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos como anunciada por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009), sendo estruturada em três momentos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A sequência didática volta-se a proporcionar ao aluno se tornar protagonista da construção do seu próprio conhecimento a partir de uma problemática identificada em seu entorno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 66mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de trilha interpretativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Anelise_Francesquetto_Produto_educacional.pdf | 64,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746294/2/Anelise_Francesquetto_Produto_educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons