As bibliotecas do SIB/IFG e as regulamentações para bibliotecas escolares: relatório técnico 2022-2023

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Goiás (IFG)-
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, Milena Bruno Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, Luciana Campos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-09T02:04:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-09T02:04:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-
identificador: dc.identifier.otherAs bibliotecas do SIB - IFG -Profept - IFG - Milena - Guimarães-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746281-
Resumo: dc.description.abstractO presente relatório técnico apresenta uma síntese das discussões realizadas na pesquisa de mestrado intitulada: “As bibliotecas da Rede Federal e as regulamentações para bibliotecas escolares: espaços de aprendizagem, promoção de leitura e pesquisa”, que investigou em que medida as bibliotecas do Instituto Federal de Goiás estão equipadas para atender às regulamentações vigentes para bibliotecas escolares. Com base em alguns documentos e legislações selecionadas, foram construídos o instrumento de avaliação das bibliotecas e o roteiro para entrevista semiestruturada. A pesquisa foi aplicada nas quatorze bibliotecas que constituem o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG, com visitas presenciais e entrevista a um servidor da biblioteca de cada campus. A análise contempla oito aspectos: identificação do campus; horário de funcionamento; espaço físico; mobiliário e equipamentos; acervo; frequência de utilização; serviços e atividades oferecidas e recursos humanos. Antes da análise das bibliotecas do IFG, o relatório elenca regulamentações para a educação com desdobramentos na biblioteca, especialmente a parte voltada para os alunos dos cursos técnicos de nível médio (educação básica/ biblioteca escolar). Também sugere documentos orientadores sobre a estrutura adequada de uma biblioteca acessível e destaca pesquisas que comprovam a relevância e impacto, de uma biblioteca bem instrumentalizada, no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa estimular a reflexão dos servidores; suscitar a oferta de serviços das bibliotecas voltados aos alunos do ensino médio e servir de instrumento para gestão institucional repensar as necessidades (prioridades) de investimento nas bibliotecas, especialmente em relação às questões legais, ainda pendentes. O peso da obrigatoriedade legal pode ajudar na disputa de orçamento ou até na participação em editais de fomento. A adequação das bibliotecas às regulamentações vigentes para bibliotecas escolares, além de contribuir para uma participação mais efetiva da biblioteca no processo formativo dos alunos, pode trazer mais qualidade para a atuação profissional dos servidores.-
Tamanho: dc.format.extent4,55 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas do Instituto Federal de Goiás-
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT-
Palavras-chave: dc.subjectLei n° 12.244-
Título: dc.titleAs bibliotecas do SIB/IFG e as regulamentações para bibliotecas escolares: relatório técnico 2022-2023-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-
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