
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Michel Corci | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliviera, Camila Muniz de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-09T05:58:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-09T05:58:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746266 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Arte e a Astronomia estão entrelaçadas há milênios, ambas buscando compreender o universo e a nossa relação com ele. Pinturas celestiais em cavernas pré-históricas e obras renascentistas como “O Nascimento de Vênus” de Botticelli ilustram a fascinação humana pelos corpos celestes. A fotografia espacial moderna, por sua vez, inspira artistas contemporâneos a explorar novas perspectivas e representações do cosmos. Através da arte, podemos contemplar não apenas a beleza, mas também a vastidão e mistério do universo, proporcionando uma conexão emocional e intelectual com o desconhecido. Assim, a arte não apenas reflete a Astronomia, mas também a enriquece, oferecendo novas formas de perceber e interpretar o infinito além de nós. Os textos que constituem os capítulos deste livro foram produzidos por participantes de um curso de “Literatura e Astronomia”, no qual foi trabalhado análise de imagens a partir de uma leitura interdisciplinar. No Capítulo 1, os autores fizeram uma análise da obra de arte “Astronomer by Candlelight”, para explorar a rica interação entre Arte, Ciência e Astronomia, focando na Revolução Científica. No Capítulo 2, as autoras utilizaram uma imagem criada por Manoel Victor Filho, segundo consta na 38ª edição, com a 5ª reimpressão em 2004. A análise da imagem pode possibilitar que a criança desenvolva um olhar mais questionador, criativo e crítico em relação à realidade e aos conteúdos abordados. O Capítulo 3 é dedicado ao estudo da imagem “Carta Geográfica da Lua”, retirada do livro “Astronomia Popular: descrição geral do céu”, que foi pioneiro ao utilizar uma linguagem acessível e atraente para o público leigo em ciência, tornando a astronomia compreensível para um público mais amplo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | pt_BR |
| Título: dc.title | Estudos sobre astronomia a partir da leitura de imagem interdisciplinar (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: