“A Caixa de Cartas de Korczak e outras práticas reflexivas voltadas ao desenvolvimento moral de escolares do Ensino Fundamental I”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNakahodo, Rita Melissa Lepre Tatiane Cristine do Espirito Santo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-08T14:38:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-08T14:38:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
identificador: dc.identifier.otherE-book finalizadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746231-
Resumo: dc.description.abstractO produto de natureza educacional é uma caixa para depósito das cartas escritas pelos estudantes do ensino fundamental I e tem por especificação ser utilizada para receber as cartas que fossem escritas por eles quando sentissem necessidade de dizer sobre seus sentimentos, e de serem ouvidas em conflitos que aconteciam na rotina escolar. Em suporte à aplicação da Caixa de Cartas, foi elaborado um livro paradidático que será disponibilizado como e-book com título “A Caixa de Cartas de Korczak e outras práticas reflexivas voltadas ao desenvolvimento moral de escolares do Ensino Fundamental I”, que apresentará o contexto teórico da metodologia do uso da Caixa de Cartas, sua fundamentação teórica pautada no Desenvolvimento Moral na Criança (Piaget, 1934,1997), a descrição das atividades práticas reflexivas aplicadas para conhecimento de si e do outro, a organização do espaço e da rotina da sala de aula para que possa orientar professores e estudantes sobre sua utilização. Diante disso, tanto a Caixa de Cartas como o e-book buscam proporcionar a instrumentalização dos estudantes e do professor para que possa organizar possibilidades de tempo e espaço que acolham e valorizem o outro e os sentimentos por meio de práticas reflexivas, construindo um ambiente sociomoral cooperativo que inicia-se na diversidade e dinamicidade da sala de aula e oportuniza a participação, a colaboração, o diálogo e a discussão coletiva sobre situações e soluções que partam dos envolvidos, visando a convivência ética pautada em valores morais essenciais para a vida coletiva, em especial a partir do 4o ano do Ensino Fundamental I, buscando-se trabalhar a compreensão do ponto de vista do outro e a articulação do próprio ponto de vista do estudante dentro da realidade em que está inserido, bem como, por meio das relações de cooperação que são de extrema importância tanto para o desenvolvimento cognitivo como para o desenvolvimento moral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.419 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCaixa de Cartas. Desenvolvimento Moral. Práticas Reflexivas. Resolu- ção de Conflitos.pt_BR
Título: dc.title“A Caixa de Cartas de Korczak e outras práticas reflexivas voltadas ao desenvolvimento moral de escolares do Ensino Fundamental I”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fudamental Ipt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons