Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nakahodo, Rita Melissa Lepre Tatiane Cristine do Espirito Santo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-08T14:38:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-08T14:38:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book finalizado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746231 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto de natureza educacional é uma caixa para depósito das cartas escritas pelos estudantes do ensino fundamental I e tem por especificação ser utilizada para receber as cartas que fossem escritas por eles quando sentissem necessidade de dizer sobre seus sentimentos, e de serem ouvidas em conflitos que aconteciam na rotina escolar. Em suporte à aplicação da Caixa de Cartas, foi elaborado um livro paradidático que será disponibilizado como e-book com título “A Caixa de Cartas de Korczak e outras práticas reflexivas voltadas ao desenvolvimento moral de escolares do Ensino Fundamental I”, que apresentará o contexto teórico da metodologia do uso da Caixa de Cartas, sua fundamentação teórica pautada no Desenvolvimento Moral na Criança (Piaget, 1934,1997), a descrição das atividades práticas reflexivas aplicadas para conhecimento de si e do outro, a organização do espaço e da rotina da sala de aula para que possa orientar professores e estudantes sobre sua utilização. Diante disso, tanto a Caixa de Cartas como o e-book buscam proporcionar a instrumentalização dos estudantes e do professor para que possa organizar possibilidades de tempo e espaço que acolham e valorizem o outro e os sentimentos por meio de práticas reflexivas, construindo um ambiente sociomoral cooperativo que inicia-se na diversidade e dinamicidade da sala de aula e oportuniza a participação, a colaboração, o diálogo e a discussão coletiva sobre situações e soluções que partam dos envolvidos, visando a convivência ética pautada em valores morais essenciais para a vida coletiva, em especial a partir do 4o ano do Ensino Fundamental I, buscando-se trabalhar a compreensão do ponto de vista do outro e a articulação do próprio ponto de vista do estudante dentro da realidade em que está inserido, bem como, por meio das relações de cooperação que são de extrema importância tanto para o desenvolvimento cognitivo como para o desenvolvimento moral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.419 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Caixa de Cartas. Desenvolvimento Moral. Práticas Reflexivas. Resolu- ção de Conflitos. | pt_BR |
Título: dc.title | “A Caixa de Cartas de Korczak e outras práticas reflexivas voltadas ao desenvolvimento moral de escolares do Ensino Fundamental I” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino Fudamental I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Repositório_Tatiane_Finalizado_sem produto (1).pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746231/2/Repositório_Tatiane_Finalizado_sem produto (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons