
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ATAYDE, MARITZA CRUZ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, LETICIA SÁNCHEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-08T04:33:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-08T04:33:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746221 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El presente apartado forma parte de la investigación denominada: Formación y vinculación profesional de los ingenieros civiles. El caso del Instituto Tecnológico de Oaxaca. Se desarrolla en el contexto del Tecnológico Nacional de México (TecNM), sistema de educación superior tecnológica enfocado en formar ingenieros, es una investigación educativa con un enfoque cualitativo. Su objetivo fue reconstruir analíticamente el proceso histórico del TecNM a manera de un dispositivo de formación. La reconstrucción tomó como eje de análisis la vinculación, que se concibe como un componente potenciador del proceso formativo. El análisis se estructuró en cinco etapas: creación de los tecnológicos en 1948, expansión, estancamiento, diversificación, hasta el presente con su integración administrativa y la implantación del enfoque de competencias. En este proceso se transita de una política educativa con enfoque social hacia otra influenciada y determinada por criterios neoliberales que modifican la formación profesional del ingeniero. Se concluye identificando las carencias y necesidades actuales del TecNM para atender la formación integral de los ingenieros. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | vinculación | pt_BR |
| Título: dc.title | RECONSTRUCCIÓN ANALÍTICA DE LA FORMACIÓN DE INGENIEROS DEL TECNOLÓGICO NACIONAL DE MÉXICO (TecNM) (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: