RELIGIOSIDADE DA GERAÇÃO Z E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, David da Costa Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-07T15:24:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-07T15:24:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC_david_da_costa_material_didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746218-
Resumo: dc.description.abstractA Sociologia, uma disciplina que exige uma compreensão abrangente e profunda, está totalmente ligada à realidade social contemporânea. Isso implica uma necessidade de atualização constante por parte dos professores nesta área. Diante deste cenário, é imperativo que os educadores de Sociologia no Ensino Básico reavaliem suas práticas pedagógicas, adotando metodologias que tornem o processo de ensino mais dinâmico e contextualizado. A religiosidade, um aspecto crucial da existência humana, apresenta variações entre as gerações. A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, experimentou grandes transformações tecnológicas, culturais, políticas e ambientais que influenciam sua experiência religiosa. Este trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica, documental e em dados coletados por meio de um questionário e pesquisa empírica. Com o objetivo de fomentar uma interação entre as Ciências Sociais e a Educação promoveu-se a elaboração de um manual sobre a religiosidade da Geração Z que foi identificado como uma ferramenta valiosa para o ensino de Sociologia e áreas afins, auxiliando os professores a compreender as principais características e tendências desta geração. O desenvolvimento do material didático se beneficiou tanto de pesquisas bibliográficas, como dos resultados do estudo realizado pela IPSOS. A avaliação do recurso didático foi realizada por meio de um questionário aplicado aos professores participantes em uma Escola de Referência de Pernambuco. Os resultados da pesquisa indicaram que o Manual da Geração Z é um recurso didático relevante e eficaz para a formação continuada de professores de sociologia e áreas correlatas. O material foi avaliado positivamente pelos professores, que destacaram sua qualidade, adequação ao tema e potencial para contribuir para o ensino da sociologia e áreas afins.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.4 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeração Zpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligiosidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleRELIGIOSIDADE DA GERAÇÃO Z E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons