Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, David da Costa Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-07T15:24:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-07T15:24:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_david_da_costa_material_didatico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746218 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sociologia, uma disciplina que exige uma compreensão abrangente e profunda, está totalmente ligada à realidade social contemporânea. Isso implica uma necessidade de atualização constante por parte dos professores nesta área. Diante deste cenário, é imperativo que os educadores de Sociologia no Ensino Básico reavaliem suas práticas pedagógicas, adotando metodologias que tornem o processo de ensino mais dinâmico e contextualizado. A religiosidade, um aspecto crucial da existência humana, apresenta variações entre as gerações. A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, experimentou grandes transformações tecnológicas, culturais, políticas e ambientais que influenciam sua experiência religiosa. Este trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica, documental e em dados coletados por meio de um questionário e pesquisa empírica. Com o objetivo de fomentar uma interação entre as Ciências Sociais e a Educação promoveu-se a elaboração de um manual sobre a religiosidade da Geração Z que foi identificado como uma ferramenta valiosa para o ensino de Sociologia e áreas afins, auxiliando os professores a compreender as principais características e tendências desta geração. O desenvolvimento do material didático se beneficiou tanto de pesquisas bibliográficas, como dos resultados do estudo realizado pela IPSOS. A avaliação do recurso didático foi realizada por meio de um questionário aplicado aos professores participantes em uma Escola de Referência de Pernambuco. Os resultados da pesquisa indicaram que o Manual da Geração Z é um recurso didático relevante e eficaz para a formação continuada de professores de sociologia e áreas correlatas. O material foi avaliado positivamente pelos professores, que destacaram sua qualidade, adequação ao tema e potencial para contribuir para o ensino da sociologia e áreas afins. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.4 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geração Z | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | RELIGIOSIDADE DA GERAÇÃO Z E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
tcc_david_da_costa_material_didatico.pdf | 8,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746218/2/tcc_david_da_costa_material_didatico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons