CONSTRUINDO GRÁFICOS NA TRANSNUMERAÇÃO: UMA PROPOSTA AO ENSINO E À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA O ENSINO BÁSICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes Ferreira, Anderson José-
Autor(es): dc.contributor.authorKuo Rodrigues, Chang-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-07T17:57:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-07T17:57:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Anderson José Gomes Ferreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746200-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional consiste em um e-book destinado aos docentes da Educação Básica para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas quando os objetivos são a mobilização da transnumeração e o desenvolvimento da habilidade de construção de gráficos por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O e-book é composto por duas partes. Na primeira, apresentamos uma sequência didática, elaborada à luz dos princípios teórico-metodológicos da Engenharia Didática, que prevê a inserção dos estudantes em um ambiente de aprendizagem via projeto para a realização de uma série de atividades de produção e tratamento de dados. A temática do projeto é a crescente geração de lixo eletrônico. Na segunda parte, apresentamos uma História em Quadrinhos que retrata os procedimentos realizados pelos estudantes com ênfase nos aspectos analíticos, decisórios e técnicos que envolvem a construção de gráficos. Em seguida, propomos algumas questões sobre a representação gráfica, para reflexão e discussão em sala de aula, levantadas a partir dos quadrinhos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4386 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática. Educação estatística. Transnumeração. Gráficos estatísticos. Engenharia didática.pt_BR
Título: dc.titleCONSTRUINDO GRÁFICOS NA TRANSNUMERAÇÃO: UMA PROPOSTA AO ENSINO E À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA O ENSINO BÁSICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós graduação em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons