Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes Ferreira, Anderson José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuo Rodrigues, Chang | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-07T17:57:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-07T17:57:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Anderson José Gomes Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746200 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional consiste em um e-book destinado aos docentes da Educação Básica para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas quando os objetivos são a mobilização da transnumeração e o desenvolvimento da habilidade de construção de gráficos por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O e-book é composto por duas partes. Na primeira, apresentamos uma sequência didática, elaborada à luz dos princípios teórico-metodológicos da Engenharia Didática, que prevê a inserção dos estudantes em um ambiente de aprendizagem via projeto para a realização de uma série de atividades de produção e tratamento de dados. A temática do projeto é a crescente geração de lixo eletrônico. Na segunda parte, apresentamos uma História em Quadrinhos que retrata os procedimentos realizados pelos estudantes com ênfase nos aspectos analíticos, decisórios e técnicos que envolvem a construção de gráficos. Em seguida, propomos algumas questões sobre a representação gráfica, para reflexão e discussão em sala de aula, levantadas a partir dos quadrinhos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4386 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática. Educação estatística. Transnumeração. Gráficos estatísticos. Engenharia didática. | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUINDO GRÁFICOS NA TRANSNUMERAÇÃO: UMA PROPOSTA AO ENSINO E À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA O ENSINO BÁSICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós graduação em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalVersãoFinalDezembro2022.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746200/2/ProdutoEducacionalVersãoFinalDezembro2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons