Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | CONTARATO (ORG), THIAGO SEBASTIÃO REIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-07T16:55:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-07T16:55:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746199 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Embarque conosco nessa aventura através da História da Filosofia da Educação! Este trabalho é resultado de um projeto acordado com os estudantes de licenciatura da Universidade Estadual do Rio Janeiro (UERJ). O professor Thiago Sebastião Reis Contarato fez um projeto com os estudantes da disciplina de Filosofia da Educação para estimulá-los a fazerem as suas próprias pesquisas de acordo com as temáticas das aulas. A proposta envolvia introduzi-los como autores e autoras no mundo das publicações acadêmicas, de modo que o trabalho deles se tornariam capítulos de um livro da turma. Assim, apesar de apresentar noções introdutórias, cada capítulo coloca reflexões com temas muito profundos sobre a contribuição da área de Filosofia para a educação, que podem ser aprimorados posteriormente. Uma vez que quase todo filósofo era um mestre em seu tempo, é evidente que a o desenvolvimento histórico da filosofia se confunde em muitos aspectos com a própria história da educação. Além de fundar instituições de ensino e propor modelos de educação, os filósofos sempre nos proporcionam algum método/técnica didática ou, ao menos, alguma reflexão sobre temas relacionados à educação. É fato que todo filósofo tratou sobre o conhecimento de algum modo, seja com definições ou com procedimentos. Nesse sentido, embora “ensinar” envolva mais habilidades do que somente “conhecer” (e isso é visível com tantos doutores que não sabem dar uma aula carismática), é inegável que o nosso modo de ensinar dependerá muito da forma como entendemos o conhecimento. Diante disso, tendo em mente o próprio desenvolvimento das concepções a respeito do que seja “conhecer”, esse livro se propõe a identificar as principais contribuições dos filósofos dentro de cada um dos quatro maiores períodos históricos, a saber: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. É evidente que não conseguiremos apresentar todos os assuntos de cada período histórico, mas sugerimos que os temas dos capítulos sirvam para compor um núcleo básico da disciplina de Filosofia da Educação de qualquer curso universitário de licenciatura. Nesse sentido, direcionamos esse livro para aqueles que se preparam para serem futuros professores ao mesmo tempo em que a leitura também pode ser apreciada por aqueles professores que já possuem uma experiência significativa na prática docente. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | TEMAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II: A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NOS 4 PERÍODOS HISTÓRICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A FILOSOFIA DA EDUCACAO II.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746199/2/A FILOSOFIA DA EDUCACAO II.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons