Temas de filosofia da educação I : a filosofia através da contação de histórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCONTARATO (ORG), THIAGO SEBASTIÃO REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-07T13:00:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-07T13:00:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746191-
Resumo: dc.description.abstractVenho primeiramente te dar as boas-vindas a esse universo da contação de histórias. Este trabalho é resultado de um projeto acordado com os estudantes de licenciatura da Universidade Estadual do Rio Janeiro (UERJ). O professor Thiago Sebastião Reis Contarato fez um projeto com os estudantes da disciplina de Filosofia da Educação para estimulá-los a fazerem as suas próprias pesquisas de acordo com as temáticas das aulas. A proposta envolvia introduzi-los como autores e autoras no mundo das publicações acadêmicas, de modo que o trabalho deles se tornariam capítulos de um livro da turma. Assim, apesar de apresentar noções introdutórias, cada capítulo coloca reflexões com temas muito profundos sobre a contribuição da área de Filosofia para a educação, que podem ser aprimorados posteriormente. Todos nós somos feitos de histórias, algumas tristes e outras felizes. Podemos não perceber, mas as histórias que vivenciamos e as histórias que nos contaram construíram o nosso caráter e constituem as diretrizes de cada decisão que tomamos. Precisamos de inspiração para termos mais força diante das dificuldades da vida cotidiana. Queremos imitar os nossos heróis, sejam eles reais ou fictícios. Até mesmo as estórias, que sabemos serem irreais, criam modelos de virtudes que podem ser seguidos na vida real, bem como de vícios a serem evitados. Para isso, precisamos ser protagonistas de cada uma de nossas atitudes. Figurantes não são heróis. Coadjuvantes acontecem de contribuir um pouco no heroísmo. Protagonistas são aqueles que fazem a diferença. Você se sente como um protagonista de sua própria história? Costumamos pensar que somos os heróis da nossa própria história de vida, mas quem nunca acabou sendo um vilão na história de vida de alguém, mesmo quando só queria ajudar. Lutamos para nos encaixar nas histórias dos outros e até para juntar nossas histórias com os outros, mas nem sempre isso é possível. No final, a maturidade nos mostra que cada um possui a sua perspectiva e seu modo de ver a vida. Por isso, ao longo desse livro, em cada capítulo, teremos perspectivas diferentes, cabendo ao organizador ao menos colocar alguma sequência lógica dos temas propostos. Não existe nenhum posicionamento mais importante que o outro nesse livro. Todos os capítulos representam o esforço de cada autor ou autora de contribuir para a Filosofia da Educação e foram organizados de modo que facilite o entendimento das questões envolvidas. Dentro do que foi possível organizar, decidimos colocar a temática interdisciplinar da contação de histórias.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleTemas de filosofia da educação I : a filosofia através da contação de históriaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons