Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, PATRÍCIA DAYANE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MENEGHELLO, MARINEZ PASSOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-06T13:03:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-06T13:03:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente caderno de sequência de atividades foi elaborado como materialização do Produto Educacional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Cornélio Procópio – PR. Resultado de questionamentos e problemáticas emergentes das minhas vivências enquanto professora da Educação Básica em duas escolas públicas em um município do norte pioneiro do Paraná. Com a elaboração do referido produto tem-se como objetivo contemplar a recomposição das aprendizagens da leitura e da escrita dos estudantes do 3º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, frente às habilidades das quatro unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCP), referentes ao componente curricular da Língua Portuguesa, sendo elas: Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta, Produção de Textos. E sobretudo, atividades que possam contribuir nas aprendizagens das crianças que estão matriculadas no 3º Ano, mas que ainda não consolidaram o conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), tampouco o desenvolvimento da fluência em leitura. Ciente da problemática enfrentada nas turmas de 3º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, principalmente, pelo fato de que esses educandos no início do processo de alfabetização tiveram uma aprendizagem fragmentada devido ao ensino remoto em consequência do isolamento causado pela pandemia da COVID-2019. A proposta contempla os eixos de aprendizagens da BNCC e RCP, contudo levou-se em consideração esses educandos, assim englobando atividades necessárias para a recomposição das aprendizagens essenciais para a apropriação da Língua Portuguesa do Brasil. Nesta perspectiva, que este material possibilite o processo de ensino e de aprendizagem do 3º Ano, auxiliando as professoras por meio de sequências de atividades e encaminhamentos metodológicos fundamentadas em teóricos da área de alfabetização do nosso país, para a consolidação da alfabetização dos estudantes e o desenvolvimento das habilidades para esse ano escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,86 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Título: dc.title | RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PATRICIA DAYANE LIMA.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746136/2/PATRICIA DAYANE LIMA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons