RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, PATRÍCIA DAYANE-
Autor(es): dc.contributor.authorMENEGHELLO, MARINEZ PASSOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-06T13:03:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-06T13:03:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-06-
identificador: dc.identifier.otherRECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746136-
Resumo: dc.description.abstractO presente caderno de sequência de atividades foi elaborado como materialização do Produto Educacional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Cornélio Procópio – PR. Resultado de questionamentos e problemáticas emergentes das minhas vivências enquanto professora da Educação Básica em duas escolas públicas em um município do norte pioneiro do Paraná. Com a elaboração do referido produto tem-se como objetivo contemplar a recomposição das aprendizagens da leitura e da escrita dos estudantes do 3º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, frente às habilidades das quatro unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCP), referentes ao componente curricular da Língua Portuguesa, sendo elas: Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta, Produção de Textos. E sobretudo, atividades que possam contribuir nas aprendizagens das crianças que estão matriculadas no 3º Ano, mas que ainda não consolidaram o conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), tampouco o desenvolvimento da fluência em leitura. Ciente da problemática enfrentada nas turmas de 3º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, principalmente, pelo fato de que esses educandos no início do processo de alfabetização tiveram uma aprendizagem fragmentada devido ao ensino remoto em consequência do isolamento causado pela pandemia da COVID-2019. A proposta contempla os eixos de aprendizagens da BNCC e RCP, contudo levou-se em consideração esses educandos, assim englobando atividades necessárias para a recomposição das aprendizagens essenciais para a apropriação da Língua Portuguesa do Brasil. Nesta perspectiva, que este material possibilite o processo de ensino e de aprendizagem do 3º Ano, auxiliando as professoras por meio de sequências de atividades e encaminhamentos metodológicos fundamentadas em teóricos da área de alfabetização do nosso país, para a consolidação da alfabetização dos estudantes e o desenvolvimento das habilidades para esse ano escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,86 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Título: dc.titleRECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons