MANUAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA AGROECOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, CÉSAR AUGUSTO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorLUDKA, VANESSA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-06T12:59:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-06T12:59:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-06-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA AGROECOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746135-
Resumo: dc.description.abstractOs danos ambientais causados pela ação humana irresponsável nas últimas décadas, intensificaram alguns dos principais problemas sociais e econômicos do século XXI. Neste sentido, a Agroecologia surge como uma ciência inovadora com o sentido de sensibilizar o ser humano em relação ao uso do solo para a sua sobrevivência, pautada não apenas na preservação ambiental, mas principalmente no fator social do homem. Este manual didático-pedagógico tem como objetivo apresentar a Agroecologia como uma possibilidade de conteúdo pedagógico no ensino da Geografia Escolar, afim de trazer uma complementação teórica sobre a temática para o professor(a), além de propostas de atividades para o 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio. A Agroecologia apresenta-se como uma alternativa sustentável da produção de alimentos, responsável por grande parte do consumo de alimentar atual, além de promover a preservação dos recursos naturais também promove a visibilidade dos movimentos sociais do campo e a valorização da cultura camponesa. O presente manual didático-pedagógico é fruto da dissertação desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, de autoria do mestrando César Augusto de Lima com a orientação da Professora Dra. Vanessa Maria Ludka. A relevância do manual didático se fortaleceu devido a carência da discussão da Agroecologia como conteúdo na escola por meio de materiais que auxiliem o professor(a) de Geografia a trabalhar com a temática de forma técnica. A utilização do manual de Agroecologia traz luz ao conhecimento do professor(a) de Geografia em relação a sustentabilidade e ao contexto histórico da Agroecologia enquanto ciência e possível ferramenta pedagógica. O manual apresenta uma contextualização histórica da temática fazendo uma discussão e conceitualização pertinente sobre os princípios da Agroecologia e sua definição, afim de complementar a abordagem do professor(a) em sala de aula. Primeiramente, apresenta-se a base teórica, na sequência as propostas de atividades para serem aplicadas em sala, seguidas de sugestões de outros materiais de apoio para o professor(a) como vídeos, filmes, livros, entre outros. Espera-se que o manual sirva como material estratégico ao professor(a) para a abordagem da Agroecologia no ensino da Geografia Escolar de modo abrangente e lúdico. Bons estudos!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,66 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual Didático-Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Geografiapt_BR
Título: dc.titleMANUAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA AGROECOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons