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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LEANDRA COUTO ROCHA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-06T12:51:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-06T12:51:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746132 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa abrange reflexões sobre o partejamento praticado na cidade de Itapetinga, Bahia entre os anos de 1930 a 1970. A partir da obra o Mural das Parteiras do artista Roney George buscou-se problematizar de que modo o estudo do memorial pode contribuir para construção e compreensão das parteiras da memória e na formação sociocultural da cidade e as possibilidades em estudá-lo no âmbito escolar. A investigação desdobrou-se no estudo da história das mulheres, memória e patrimônio cultural intangível. A discussão acerca da patrimonialização do ofício das parteiras foi analisada a partir do Dossiê das Parteiras Tradicionais (2021) documento que permitiu perceber as implicações históricas, culturais e continuidades do bem cultural. Enquanto aporte teórico amparou-se na história cultural, estabelecendo diálogo com as ciências sociais, antropologia e literatura. A história oral constituiu-se como metodologia e fonte. Foram realizadas entrevistas com parteiras, parturientes, amigos, profissionais e conhecidos das parteiras. A pesquisa apontou o mural como excelente objeto de reflexão sobre o tema, a relevância da atuação das parteiras em aspectos sociais da cidade para além do partejamento e que o estudo em sala de aula apresenta grande potencial como proposta interdisciplinar em qualquer modalidade de ensino. Com o objetivo de inserir a produção acadêmica da dissertação no contexto do saber histórico escolar, em conformidade com o Mestrado Profhistória, como proposição didática elaborou-se um guia de atividades ancorado na pedagogia histórico-crítica. Espera-se que a dissertação contribua como fonte de reconhecimento e valorização do ofício das parteiras em Itapetinga e região ensejando novas discussões sobre o tema entre a comunidade e na educação básica. Quanto à proposição didática tenciona-se efetiva contribuição como suporte para os/as docentes na abordagem das representações evocadas pelo mural e sensibilização dos/as estudantes quanto à relevância e o ofício das parteiras na cidade. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Cultura Popular. Saberes tradicionais. Parteiras. Mural das Parteiras. Itapetinga. | pt_BR |
| Título: dc.title | Memórias e Práticas do Ofício de Partejar em Itapetinga/Bahia entre 1930 - 1970: Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de História a partir do Mural das Parteiras. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação PROFHISTÓRIA Leandra Couto Rocha depósito.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746132/2/Dissertação PROFHISTÓRIA Leandra Couto Rocha depósito.pdfDownload |
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