Memórias e Práticas do Ofício de Partejar em Itapetinga/Bahia entre 1930 - 1970: Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de História a partir do Mural das Parteiras.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEANDRA COUTO ROCHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-06T12:51:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-06T12:51:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746132-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa abrange reflexões sobre o partejamento praticado na cidade de Itapetinga, Bahia entre os anos de 1930 a 1970. A partir da obra o Mural das Parteiras do artista Roney George buscou-se problematizar de que modo o estudo do memorial pode contribuir para construção e compreensão das parteiras da memória e na formação sociocultural da cidade e as possibilidades em estudá-lo no âmbito escolar. A investigação desdobrou-se no estudo da história das mulheres, memória e patrimônio cultural intangível. A discussão acerca da patrimonialização do ofício das parteiras foi analisada a partir do Dossiê das Parteiras Tradicionais (2021) documento que permitiu perceber as implicações históricas, culturais e continuidades do bem cultural. Enquanto aporte teórico amparou-se na história cultural, estabelecendo diálogo com as ciências sociais, antropologia e literatura. A história oral constituiu-se como metodologia e fonte. Foram realizadas entrevistas com parteiras, parturientes, amigos, profissionais e conhecidos das parteiras. A pesquisa apontou o mural como excelente objeto de reflexão sobre o tema, a relevância da atuação das parteiras em aspectos sociais da cidade para além do partejamento e que o estudo em sala de aula apresenta grande potencial como proposta interdisciplinar em qualquer modalidade de ensino. Com o objetivo de inserir a produção acadêmica da dissertação no contexto do saber histórico escolar, em conformidade com o Mestrado Profhistória, como proposição didática elaborou-se um guia de atividades ancorado na pedagogia histórico-crítica. Espera-se que a dissertação contribua como fonte de reconhecimento e valorização do ofício das parteiras em Itapetinga e região ensejando novas discussões sobre o tema entre a comunidade e na educação básica. Quanto à proposição didática tenciona-se efetiva contribuição como suporte para os/as docentes na abordagem das representações evocadas pelo mural e sensibilização dos/as estudantes quanto à relevância e o ofício das parteiras na cidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Cultura Popular. Saberes tradicionais. Parteiras. Mural das Parteiras. Itapetinga.pt_BR
Título: dc.titleMemórias e Práticas do Ofício de Partejar em Itapetinga/Bahia entre 1930 - 1970: Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de História a partir do Mural das Parteiras.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
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