Dimensões Sociais e Culturais da Educação Financeira Escolar: Uma Proposta Didática na Perspectiva da Educação Estatística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso Dias, Natasha-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha Bastos, Ronaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-03T18:58:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-03T18:58:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Natasha Cardoso Diaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746118-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos neste trabalho o Produto Educacional vinculado à Dissertação de Mestrado entitulada “Dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar na perspectiva da Educação Estatística”, da mesma autora, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Este Produto consiste em um conjunto de tarefas que discutem dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar com estudantes do Ensino Médio, na perspectiva da Educação Estatística. O desenvolvimento das tarefas foi fundamentado a partir da concepção de Educação Financeira Escolar de Silva e Powell (2013) ede conceitos apresentados pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Com propósito de discutir estas ideias em salas de aula de Matemática, os objetivos das tarefas foram: (i) apresentar os conceitos de Capital Econômico e Capital Cultural de Bourdieu e discutir as relações entre eles; e (ii) discutir estes conceitos de forma prática a partir da observação de um espaço social construído a partir de dados obtidos dos alunos. Para representar o espaço social em que os estudantes estavam imersos, elaboramos um questionário de gostos e preferências que produziram dados estatísticos, analisados a partir do método de Análise de Correspondências Múltiplas. Esta leitura dos dados gerou nuvens de pontos que foram apresentadas para os alunos como gráficos para análise geométrica da disposição dos indivíduos em um plano de coordenadas para variáveis qualitativas, estimulando o desenvolvimento de seu raciocínio estatístico. A pesquisa de campo vinculada a este estudo foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular na cidade de São Gonçalo – RJ, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Por este motivo, a pesquisa de campo foi feita virtualmente e a primeira versão das tarefas foi elaborada utilizando ferramentas digitais como Google Formulários e a plataforma Desmos. Neste Produto Educacional, com objetivo de tornar a aplicação do material acessível para um maior número de escolas brasileiras, apresentamos as mesmas tarefas sem o uso de tecnologias digitais, em formato para impressão.Mantivemos as indicações das ferramentas utilizadas no meio virtual, de modo que os professores que desejarem possam optar por esta alternativa também. O conjunto de tarefas proposto neste trabalho se difere das tarefas propostas em livros didáticos porque estamos mais interessados nas enunciações dos estudantes sobre os temas abordados, buscando fazer uma leitura positiva de suas crenças e justificações, isto é, estamos interessados nos significados produzidos pelos estudantes durante as discussões com os colegas e seus registros escritos nas respostas das tarefas. Nas próximas páginas demarcamos nossa concepção de Educação Financeira Escolar e algumas contribuições de Bourdieu para a elaboração do conjunto de tarefas. Em seguida, apresentamos as cinco tarefas desenvolvidas com sugestões para professores, além de uma lista de leituras e vídeos que podem complementar a aplicação deste material em salas de aula de Matemática e orientar professores interessados nos temas e métodos utilizados. Por último, nos Apêndices do trabalho, apresentamos as tarefas organizadas e formatadas para impressão e aplicação na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1206 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Educação Estatística. Capital Cultural. Análise Multivariada de Dados.pt_BR
Título: dc.titleDimensões Sociais e Culturais da Educação Financeira Escolar: Uma Proposta Didática na Perspectiva da Educação Estatísticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós graduação em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons