ATIVIDADES DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscola de Engenharia de Lorenapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCortez, Anne Carolina Cabral Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Roberta Veloso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-03T17:21:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-03T17:21:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherCartilha - Anne C C R Cortezpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746117-
Resumo: dc.description.abstractSempre se ouviu que a matemática é uma ciência difícil de se aprender e também de se ensinar. Para mudar esse conceito pré-definido, é necessário o desenvolvimento de ferramentas para serem utilizadas nas aulas, que despertem o interesse e a motivação dos alunos. Que possibilite a aprendizagem de maneira prazerosa e significativa, com elementos do dia a dia. Na educação, o uso de tecnologias está ganhando espaço, elas apresentam ferramentas que motivam e instigam a curiosidade dos alunos, além do fato que dispositivos eletrônicos fazem parte da rotina de todo mundo. O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CieB), desenvolveu o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, vinculado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visa o desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas de computação e tecnologia. O currículo é voltado para que as escolas insiram conteúdos relacionados ao uso adequado, consciente e crítico dos dispositivos eletrônicos e da internet. Um dos eixos do currículo do CieB é sobre o uso do Pensamento Computacional na educação básica. Refere-se a um modo de pensar e analisar situações-problemas, e que depois pode-se usar esse método em resoluções de problemas de outras áreas do conhecimento. Assim, pode-se utilizar atividades com uso do Pensamento Computacional como ferramenta aliada ao ensino de Matemática. Relacionado diretamente ao desenvolvimento do raciocínio lógico, a interpretação e resolução de problemas de diversas unidades temáticas e objetos do conhecimento abordados na BNCC.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.527kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Cartilha - Anne C C R Cortez.pdfCartilha de apoio para professores de matemática que queiram trabalhar com o pensamento computacional1,53 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746117/2/Cartilha - Anne C C R Cortez.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons