Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola de Engenharia de Lorena | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cortez, Anne Carolina Cabral Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Roberta Veloso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-03T17:21:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-03T17:21:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha - Anne C C R Cortez | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sempre se ouviu que a matemática é uma ciência difícil de se aprender e também de se ensinar. Para mudar esse conceito pré-definido, é necessário o desenvolvimento de ferramentas para serem utilizadas nas aulas, que despertem o interesse e a motivação dos alunos. Que possibilite a aprendizagem de maneira prazerosa e significativa, com elementos do dia a dia. Na educação, o uso de tecnologias está ganhando espaço, elas apresentam ferramentas que motivam e instigam a curiosidade dos alunos, além do fato que dispositivos eletrônicos fazem parte da rotina de todo mundo. O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CieB), desenvolveu o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, vinculado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visa o desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas de computação e tecnologia. O currículo é voltado para que as escolas insiram conteúdos relacionados ao uso adequado, consciente e crítico dos dispositivos eletrônicos e da internet. Um dos eixos do currículo do CieB é sobre o uso do Pensamento Computacional na educação básica. Refere-se a um modo de pensar e analisar situações-problemas, e que depois pode-se usar esse método em resoluções de problemas de outras áreas do conhecimento. Assim, pode-se utilizar atividades com uso do Pensamento Computacional como ferramenta aliada ao ensino de Matemática. Relacionado diretamente ao desenvolvimento do raciocínio lógico, a interpretação e resolução de problemas de diversas unidades temáticas e objetos do conhecimento abordados na BNCC. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.527kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cartilha - Anne C C R Cortez.pdf | Cartilha de apoio para professores de matemática que queiram trabalhar com o pensamento computacional | 1,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746117/2/Cartilha - Anne C C R Cortez.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons