Guia de Atividades sobre Conceitos Financeiros para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSaid da Silva, Jorge Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorKistemann Junior, Marco Aurélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-03T18:50:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-03T18:50:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Jorge Eduardo Said da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746109-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é um guia de Atividades com objetivo de trabalhar Conceitos Financeiros com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), composto por professores experientes em lecionar em turmas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas brasileiras. Este material é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada “Contribuições para os Conceitos Financeiros na Escola Brasileira: análise de livros didáticos das décadas de 1940, 1950 e 1960”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As Atividades que fazem parte do guia foram aplicadas entre os meses de fevereiro e novembro de 2023, com objetivo de serem validadas pelos alunos do turno da noite do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Fernando Lobo, localizada no município de Juiz de Fora, na qual leciono desde 2022. Sendo assim, o principal objetivo deste Produto Educacional é oportunizar aos Professores de Matemática e de outras disciplinas que problematizem essas Atividades em suas aulas de Educação Financeira, permitindo assim que as Sequências de Atividades possam ser utilizadas para ajudar na abordagem crítica de conceitos financeiros junto aos alunos. Inferimos que a independência financeira deva começar a ser construída desde cedo, nos primeiros anos de vida, por isso almejamos que este trabalho possa contribuir para que alunos e professores tenham acesso a informações que os permitam ter o embasamento para suas futuras decisões financeiras, sempre com muita criticidade, planejamento e gestão dos recursos disponíveis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent183 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. História da Educação Matemática. História da Educação Financeira Escolar. Ensino Fundamental. Livros Didáticospt_BR
Título: dc.titleGuia de Atividades sobre Conceitos Financeiros para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós graduação em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons