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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Ivanilson de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-30T17:20:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-30T17:20:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma lei na sarjeta: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo compreender as possíveis relações de trabalho entre o Ensino de História e as Histórias em Quadrinhos estabelecidas a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que apontam sobre a obrigatoriedade da inclusão do estudo da História e cultura afro brasileira e indígena nas redes de ensino público e privado, de modo que os estudantes possam ampliar a percepção histórica em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados. E, para tanto, construir narrativas gráficas sobre o tema, a partir de uma metodologia histórica que pense as histórias em quadrinhos como fonte histórica através de uma didática para o Ensino de História, desenvolver atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos que ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente no ambiente escolar, e a busca de suas raízes históricas. O objetivo principal é que o estudante possa compreender, reconhecer e discutir a importância que a Lei 10.639/03 representa no contexto sociopolítico para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito em prol de uma escola antirracista em suas práticas, diante e a partir de uma mídia repleta de possibilidades pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.206 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Título: dc.title | Uma lei na sarjeta: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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IVANILSON DE MELO MENDES_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 5,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746037/2/IVANILSON DE MELO MENDES_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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