A CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA AOS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Lúcio Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-02T13:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-02T13:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-02-
identificador: dc.identifier.othertcc_lucio_costa_material_didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746034-
Resumo: dc.description.abstractA criação de materiais pedagógicos para estudantes Surdos é recente e ainda escasso. Associados então ao ensino de Sociologia no Ensino Médio, são praticamente inexistentes. Nessa direção, esta pesquisa objetiva auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Sociologia para estudantes Surdos do ensino médio por meio de videoaulas bilíngues (Libras e português). Esses estudantes, oriundos da modalidade da educação especial que, atualmente na perspectiva inclusiva, encontram-se inseridos com os demais estudantes nas salas de aulas regulares. Esses estudantes têm necessidades educacionais específicas que precisam ser observadas e consideradas. A razão pela proposta deste estudo, portanto, é criar um material pedagógico inclusivo utilizando uma estratégia visual por meio de videoaulas que valorizem a cultura e as especificidades linguísticas desses estudantes. Buscando tornar mais acessível, conceitos e conteúdos da Sociologia, ensinados pelos professores em sala de aula, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para esses discentes. Sendo assim, justifica-se o material que se propõe a ser um suporte pedagógico aos professores regentes, que geralmente não sabem Libras. Também como amparo linguístico para os intérpretes educacionais que enfrentam dificuldades em encontrar “sinais” específicos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), nessa área do conhecimento. Objetivando, principalmente, proporcionar um ensino de Sociologia de qualidade para esses discentes. Por fim, procurar estreitar a relação entre as Ciências Sociais e a educação inclusiva dos Surdos. A metodologia aplicada nesta investigação focou ser exploratória com abordagem qualitativa. Os campos de pesquisa foram em 2 (duas) escolas da rede estadual de Pernambuco, com ensino de Sociologia para esse público-alvo. Os participantes da pesquisa foram os professores, os intérpretes de Libras e os estudantes Surdos dessas unidades de ensino. Baseado nos resultados da pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional em formato de videoaula bilíngue (Libras e português) para auxiliar no ensino e aprendizagem desses estudantes. Conforme as avaliações desse material pode se verificar sua eficácia e relevância para a problemática do tema. Espera-se que os resultados alcançados nesta pesquisa sirva de expansão lexical da Língua Brasileira de Sinais para todos os usuários Surdos que desejam se aprofundar na disciplina de Sociologia. Espera-se, da mesma forma, nesta investigação contribuir para a temática, assim como servir de estímulo para novas proposições de estudos e construção de outros materiais pedagógicos inclusivos, pois, é mister mais pesquisas a respeito de metodologias de ensino de Sociologia direcionado a esses estudantes Surdos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.1 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstudante surdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectvideoaulaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Pedagógico Inclusivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA AOS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons