Ensino por atividades de áreas de figuras geométricas planas construídas no geogebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDiniz Junior, Gerson Luiz Brito-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José Costa da-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-30T11:14:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-30T11:14:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
identificador: dc.identifier.otherEnsino por atividades de áreas de figuras geométricas planas construídas no geogebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746014-
Resumo: dc.description.abstractEste livro foi realizado no programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA, no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da disciplina Tecnologias de informática aplicadas ao ensino de matemática. Com o objetivo de auxiliar professores e alunos, no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito ao conteúdo de polígonos regulares, trabalhando a ideia de área e perímetro dessas figuras plana utilizando a ferramenta de programação de software que é o geogebra. É válido ressaltar que a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC1) - vem sendo utilizada de maneira significativa no processo educacional há algum tempo, pelo fato da globalização exigir que a informação seja disseminada de maneira ágil e moderna, além disso, muitos alunos sejam de instituição pública ou particular tem acessa a tecnologia em seu cotidiano. Desta forma, o computador torna-se uma ferramenta primordial para a inserção e participação efetiva no processo mundial. Dito isso é notório que a utilização de recursos tecnológicos possui um destaque como ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento dos alunos, facilitando assim o seu processo de aprendizagem, além de conseguir associar esses conteúdos transmitidos em sala de aula, com a sua realidade. Diante do exposto o trabalho procurou construir um produto para auxiliar outros educadores, sobre o uso da ferramenta do geogebra clássico, programa esse que abrange diversas áreas da matemática, seja no âmbito da geometria, quanto na aritmética ou no da álgebra, em particular nesse trabalho será utilizado para fins da geometria plana, trabalhando assim alguns conceitos particulares de figuras, como quadrado, retângulo e triângulo equilátero, com os docentes com acesso a tecnologia e os alunos construindo seu conhecimento dentro de uma perspectiva construtivista, teoria essa que segundo Becker (2009) coincide com o processo de desenvolvimento do conhecimento, com o movimento das estruturas da consciência. Por isso, se parece esquisito dizer que um método é construtivista, dizer que um currículo é construtivista na qual se assemelha mais ainda com a realidade cultural do estudante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1925pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalculo de Áreaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleEnsino por atividades de áreas de figuras geométricas planas construídas no geogebrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais