ESTRATRATÉGIA DIDÁTICAS INOVADORAS A PARTIR DO ORA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNOGARA, Glaucia-
Autor(es): dc.contributor.authorSIMÃO, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-29T15:07:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-29T15:07:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745986-
Resumo: dc.description.abstractAtravés desta pesquisa destacamos a possibilidade de uma formação continuada de professores, a partir do referencial inovador ORA, comprometido com a articulação do currículo com a realidade e a aproximação teórico-prática, além de beneficiar os estudantes que participarão de atividades inovadoras, cuja ênfase reside na educação a partir da vida e para a vida. Nessa direção, buscamos investigar Quais as contribuições do ORA como referencial inovador para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I? Objetivou-se em elaborar um itinerário com estratégias didáticas inovadoras a partir do ORA, norteado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da transdisciplinaridade e ecoformação. Tendo como objetivos específicos: a) conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que atuam Ensino Fundamental I; b) identificar junto aos estudantes egressos da escola investigada, estratégias didáticas utilizadas que contribuíram para a vida e a partir da vida; c) analisar em forma de episódios estratégias didáticas desenvolvidas e documentadas pela pesquisadora. Metodologicamente, o estudo se caracterizou por uma pesquisa participante apoiada pela abordagem qualitativa. Foram gerados dados por meio de observação participante, análise documental, levantamento a partir de pesquisas precedentes sobre contribuições e estudos de estratégias didáticas inovadoras para o planejamento pedagógico; questionário, a fim de conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que atuam no Ensino Fundamental I; grupo focal junto aos estudantes egressos da escola investigada, a fim de identificar estratégias didáticas utilizadas que contribuíram para a vida e a partir da vida; análise de episódios das estratégias didáticas desenvolvidas e documentadas pela pesquisadora. Desta forma, destacamos a importância do caderno digital, produto educacional resultante desta pesquisa, a ser utilizado em formação continuada de professores do Ensino Fundamental I, contendo um itinerário com estratégias didáticas inovadoras a partir do ORA, norteado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da transdisciplinaridade e ecoformação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2851 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectORApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoformaçãopt_BR
Título: dc.titleESTRATRATÉGIA DIDÁTICAS INOVADORAS A PARTIR DO ORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Mestrado Profissional e Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDidáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons