Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NOGARA, Glaucia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SIMÃO, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-29T15:07:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-29T15:07:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745986 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Através desta pesquisa destacamos a possibilidade de uma formação continuada de professores, a partir do referencial inovador ORA, comprometido com a articulação do currículo com a realidade e a aproximação teórico-prática, além de beneficiar os estudantes que participarão de atividades inovadoras, cuja ênfase reside na educação a partir da vida e para a vida. Nessa direção, buscamos investigar Quais as contribuições do ORA como referencial inovador para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I? Objetivou-se em elaborar um itinerário com estratégias didáticas inovadoras a partir do ORA, norteado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da transdisciplinaridade e ecoformação. Tendo como objetivos específicos: a) conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que atuam Ensino Fundamental I; b) identificar junto aos estudantes egressos da escola investigada, estratégias didáticas utilizadas que contribuíram para a vida e a partir da vida; c) analisar em forma de episódios estratégias didáticas desenvolvidas e documentadas pela pesquisadora. Metodologicamente, o estudo se caracterizou por uma pesquisa participante apoiada pela abordagem qualitativa. Foram gerados dados por meio de observação participante, análise documental, levantamento a partir de pesquisas precedentes sobre contribuições e estudos de estratégias didáticas inovadoras para o planejamento pedagógico; questionário, a fim de conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que atuam no Ensino Fundamental I; grupo focal junto aos estudantes egressos da escola investigada, a fim de identificar estratégias didáticas utilizadas que contribuíram para a vida e a partir da vida; análise de episódios das estratégias didáticas desenvolvidas e documentadas pela pesquisadora. Desta forma, destacamos a importância do caderno digital, produto educacional resultante desta pesquisa, a ser utilizado em formação continuada de professores do Ensino Fundamental I, contendo um itinerário com estratégias didáticas inovadoras a partir do ORA, norteado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da transdisciplinaridade e ecoformação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2851 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ORA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia didática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecoformação | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATRATÉGIA DIDÁTICAS INOVADORAS A PARTIR DO ORA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional e Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Didática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL PRONTO.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/745986/2/PRODUTO EDUCACIONAL PRONTO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons