Longe de Deus e dos livros didáticos: O ensino de História da América Hispânica no século XIX no Ensino Médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSombra, Luiz Henrique Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-29T12:16:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-29T12:16:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherLonge de Deus e dos livros didáticos: O ensino de História da América Hispânica no século XIX no Ensino Médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745983-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação objetiva discutir como as coleções didáticas dadisciplina História no Ensino Médio do PNLD 2018 tratam os temas relativos à história da América Hispânica, particularmente no primeiro século após as independências. Ancilarmente, traçaremos um panorama amplo da presença dos povos ameríndios, antes e depois da invasão espanhola do final do século XV, tradicionalmente denominada “descobrimento da América”. Essa abertura aos ameríndios se deve à forte presença textual e iconográfica desses povos nos atuais manuais didáticos de História. Textos e imagens das coleções didáticas foram examinados nos capítulos específicos das coleções, visando compreender como são utilizados, e com quais finalidades, os conceitos de América Espanhola ou Hispânica, América Ibérica, Indo-América ou a quase onipresente categoria de América Latina. Como são sumarizadas as histórias nacionais? Ou as histórias regionais? Como são tratados os conflitos inter- regionais? O conceito de América Latina, hoje de uso corrente nos manuais didáticos, como será demonstrado, tem historicidade? Ou é naturalizado a partir de uso retroativo, como fez Jacques Soustelle num mapa intitulado “América Latina no século XVIII”? Nesta dissertação, no capítulo 1, discuto como a historiografia acadêmica e a historiografia didática selecionada abordam os conceitos relativos à identidade cultural e política dessas novas nações. No capítulo 2, busco compreender especificamente como os livros didáticos examinados tratam os temas do nascimento e evolução posterior do mundo hispânico nas Américas. No capítulo 3, busco identificar um quadro de transição para a afirmação de novos padrões de representação visual dos povos americanos nos manuais didáticos de História. Concluo pela presença de mudanças substantivas nos critérios de representação étnica e social nos manuais examinados. Concluo também pela ausência em vários dos manuais examinados de narrativas detalhadas sobre as inúmeras e tão diferentes nações hispânicas nesses mesmos manuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.072 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Hispânica no século XIXpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura escolarpt_BR
Título: dc.titleLonge de Deus e dos livros didáticos: O ensino de História da América Hispânica no século XIX no Ensino Médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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