
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sombra, Luiz Henrique Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-29T12:16:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-29T12:16:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Longe de Deus e dos livros didáticos: O ensino de História da América Hispânica no século XIX no Ensino Médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745983 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva discutir como as coleções didáticas dadisciplina História no Ensino Médio do PNLD 2018 tratam os temas relativos à história da América Hispânica, particularmente no primeiro século após as independências. Ancilarmente, traçaremos um panorama amplo da presença dos povos ameríndios, antes e depois da invasão espanhola do final do século XV, tradicionalmente denominada “descobrimento da América”. Essa abertura aos ameríndios se deve à forte presença textual e iconográfica desses povos nos atuais manuais didáticos de História. Textos e imagens das coleções didáticas foram examinados nos capítulos específicos das coleções, visando compreender como são utilizados, e com quais finalidades, os conceitos de América Espanhola ou Hispânica, América Ibérica, Indo-América ou a quase onipresente categoria de América Latina. Como são sumarizadas as histórias nacionais? Ou as histórias regionais? Como são tratados os conflitos inter- regionais? O conceito de América Latina, hoje de uso corrente nos manuais didáticos, como será demonstrado, tem historicidade? Ou é naturalizado a partir de uso retroativo, como fez Jacques Soustelle num mapa intitulado “América Latina no século XVIII”? Nesta dissertação, no capítulo 1, discuto como a historiografia acadêmica e a historiografia didática selecionada abordam os conceitos relativos à identidade cultural e política dessas novas nações. No capítulo 2, busco compreender especificamente como os livros didáticos examinados tratam os temas do nascimento e evolução posterior do mundo hispânico nas Américas. No capítulo 3, busco identificar um quadro de transição para a afirmação de novos padrões de representação visual dos povos americanos nos manuais didáticos de História. Concluo pela presença de mudanças substantivas nos critérios de representação étnica e social nos manuais examinados. Concluo também pela ausência em vários dos manuais examinados de narrativas detalhadas sobre as inúmeras e tão diferentes nações hispânicas nesses mesmos manuais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9.072 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | América Hispânica no século XIX | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Longe de Deus e dos livros didáticos: O ensino de História da América Hispânica no século XIX no Ensino Médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LUIZ HENRIQUE ALVES SOMBRA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 9,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/745983/2/LUIZ HENRIQUE ALVES SOMBRA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons