INTERDISCIPLINARIDADE E APRENDIZAGEM ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM USO DA SALA DE AULA INVERTIDA E VERIFICAÇÃO DE INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorArêas, Gabriel Solino de Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Adelson Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-26T12:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-26T12:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Interdisciplinaridade e Aprendizagem.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745941-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional intitulado Interdisciplinaridade e Aprendizagem: Orientações para Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas Interdisciplinares com Uso da Sala De Aula Invertida e Verificação de Indícios de Aprendizagem Significativa foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense, na linha de pesquisa Processos de Aprendizagem. Este produto está vinculado à dissertação O Uso da Sala de Aula Invertida no Ensino Interdisciplinar em um Curso Técnico de Automação Industrial: Uma Investigação Baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que teve como objetivo investigar como a SAI, apoiada pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, pode contribuir para uma Aprendizagem Significativa por meio da Interdisciplinaridade no Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio. Este produto serve como um guia prático para educadores interessados em implementar abordagens interdisciplinares em sala de aula e é o resultado direto da minha experiência profissional como professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, durante a qual essa prática já vinha sendo implementada e refinada em um ambiente de ensino real. A opção pela continuidade dessa metodologia por meus colegas docentes após minha pesquisa demonstra a relevância prática e o impacto sustentável deste trabalho no ambiente educacional. Esse aspecto, aliado ao embasamento teórico, confere ao produto uma complexidade única, ressaltando sua eficácia e importância na evolução do ensino interdisciplinar. A aplicabilidade do Produto Educacional é evidenciada pelo interesse expresso tanto pelos professores que participaram da minha pesquisa quanto pelos meus colegas atuais em um novo campus. Espera-se que tenha ampla aceitação dada a relevância e a adaptabilidade do produto em diferentes contextos educacionais, seja em instituições públicas ou privadas, abrangendo diversos níveis de ensino. O passo a passo fornecido no e-book facilita a replicação e implementação das estratégias propostas, tornando-o uma ferramenta prática e acessível para educadores que buscam inovar e melhorar suas práticas pedagógicas. A capacidade de adaptação do produto a diferentes ambientes e estilos de ensino ressalta sua utilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7210KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBancada Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutomação Industrialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleINTERDISCIPLINARIDADE E APRENDIZAGEM ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM USO DA SALA DE AULA INVERTIDA E VERIFICAÇÃO DE INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons