ESPAÇO DE LEITURA ACESSÍVEL NA ESCOLA: Leitura, empatia, inclusão e desenho universal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFranczak, Lillian Jordânia Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-25T13:24:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-25T13:24:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Lillian_PPGEEB_versão finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745392-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional é um e-book que apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), realizado entre os anos de 2018 e 2021, na linha de pesquisa “Práticas Escolares e Aplicação do Conhecimento”. É apêndice da dissertação “Práticas de leitura e acessibilidade para a formação de leitores no Espaço de Leitura Acessível do Núcleo de Educação Básica Inclusiva e Formação em Práticas Docentes do CEPAE/UFG”. Sua base teórica teve como principais autores Cândido (2004), Franczak; Dalla Déa; Bezerra (2020); Freire (2108), Goleman (2011), Mantoan (2015, 2018), Sassaki (2005), Veiga-Neto (2000), entre outros. Reflete a parte prática de uma pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida através do método de pesquisa-ação. Utilizou como instrumentos de coleta de dados o diário de campo, os questionários, a formação de professores, a vivência pedagógica e práticas de leitura inclusiva, os desenhos e as fotografias. Tem como participantes da pesquisa, a turma do 1º ano do Ensino Fundamental com 20 alunos (as), com e sem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, matriculados (as) regularmente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), 20 professores (as) em formação (os mediadores pedagógicos que realizam o atendimento educacional especializado com os alunos com necessidades específicas), 01 professora regente da sala e uma professora da Comissão de Educação Inclusiva, ambos do CEPAE/UFG, na cidade de Goiânia-Goiás. Contempla ações contidas na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (2105), em seu 4º objetivo, uma educação de qualidade que visa assegurar uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Destaca melhorias na área educacional inclusiva visando contribuir para as mudanças buscando um mundo mais sustentável e resiliente até 2030. Sua distribuição será gratuita sob a forma de acesso livre em plataformas e bibliotecas digitais de caráter nacional para que possa servir como material paradidático de apoio aos professores, bibliotecários e pesquisadores da área de educação inclusiva (novos atores inclusivos). Espera-se que essas reflexões teóricas e sua prática possam contribuir para uma transformação que proporcione mudanças significativas num ensino mais inclusivo e de qualidade na Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitorespt_BR
Título: dc.titleESPAÇO DE LEITURA ACESSÍVEL NA ESCOLA: Leitura, empatia, inclusão e desenho universalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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