Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Mônica Helena Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amparo, Flávia Vieira da Silva do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T18:07:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T18:07:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Construindo pontes de aprendizado: material pedagógico adaptado Livro-Objeto como recurso de mediação para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo". Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14755951. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744891 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional do Colégio Pedro II. Este material destina-se a docentes comprometidos com a Educação Inclusiva, interessados em descobrir outras estratégias para facilitar o acesso ao aprendizado dos estudantes. A pesquisa referência para o desenvolvimento deste trabalho foi um estudo de caso com enfoque qualitativo e buscou elucidar o seguinte problema: de que modo o uso do Livro-Objeto como recurso de mediação da aprendizagem pode estimular o aluno com Transtorno do Espectro do Autismo? Para colher informações que contribuíssem para refletir sobre a temática, foram realizados: análise documental do acervo escolar, observação dos alunos, questionários aos docentes, entrevistas aos pais, além de anotações e registros com imagem/som durante a aplicação do recurso didático Livro-Objeto. Como resultado desse estudo, foi organizado este Caderno Pedagógico que possibilita um olhar para o cotidiano da profissão, pretendendo funcionar como um material inspirador e acolhedor para a prática pedagógica. Traz em sua organização orientações aos professores para utilizar recursos de Tecnologia Assistiva na confecção de materiais didáticos com elementos de baixo custo e fácil acesso. A fundamentação teórica foi baseada, principalmente, na perspectiva de Bersch (2006) sobre Tecnologia Assistiva, Vygotsky (1991) sobre mediação e desenvolvimento da aprendizagem, Kishimoto (2011) sobre educação lúdica e Rojo (2012) sobre multiletramentos. Esta produção é composta pelas etapas de construção, aplicação e avaliação do material didático Livro-Objeto, enquanto recurso de mediação da aprendizagem de alunos com autismo. Essa experiência pedagógica foi realizada com discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública municipal do município de Niterói-RJ. Além disso, traz, também, referências ao Curso de Extensão “Recursos Pedagógicos Adaptados e Autismo: construindo pontes de aprendizado com a utilização da Tecnologia Assistiva e de materiais de baixo custo”, realizado de forma remota no âmbito do Colégio Pedro II. O intuito dessas ações é colaborar com o docente na utilização e replicabilidade de novas ferramentas pedagógicas em sala de aula, auxiliando-o na busca de outros caminhos para viabilizar proveitos educativos para as crianças com autismo. Em face da busca docente pela renovação de sua prática na perspectiva inclusiva, alcançando uma intermediação mais produtiva, os resultados apurados com a experiência do Livro-Objeto apontam favorecer ao educando com autismo melhor desempenho e ampliação do interesse, da autonomia e da interação social. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
Título: dc.title | LIVRO-OBJETO E AUTISMO: OUTROS CAMINHOS PARA O APRENDIZADO: CADERNO PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MÔNICASILVA2023PRODEDUC.pdf | 14.86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744891/2/MÔNICASILVA2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons