EDUCAÇÃO, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: TENDÊNCIAS ATUAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorALVES (ORG), PAULA TRAJANO DE ARAÚJO-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA (ORG), GRASIANY SOUSA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorVALENTE (ORG), NATÁLIA PARENTE DE LIMA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA (ORG), SOLONILDO ALMEIDA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorJUCÁ (ORG), SANDRO CÉSAR SILVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T14:23:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T14:23:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744885-
Resumo: dc.description.abstractEste livro reúne textos escritos por alunos e seus orientadores da primeira turma de doutorado do polo IFCE da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Essa compilação inovadora, dividida em três eixos temáticos específicos, oferece uma visão abrangente e detalhada sobre os desafios e as perspectivas do ensino e da formação docente no Brasil. No Eixo 1 - Educação e Formação Docente, os leitores são conduzidos por uma jornada intelectual que aborda questões cruciais relacionadas à educação formal, desde a formação de professores até as políticas educacionais em vigor. Temas como inteligência artificial, trabalho docente e a dimensão afetiva no processo de formação docente são minuciosamente explorados. Esses tópicos oferecem uma análise abrangente do panorama atual, destacando abordagens inovadoras e estratégias pedagógicas que visam aprimorar a formação dos professores e promover um ambiente educacional mais enriquecedor e inclusivo. O Eixo 2 - Ensino de Ciências e Matemática apresenta uma ampla gama de reflexões e práticas educacionais e oferece uma análise aprofundada sobre estratégias didáticas e abordagens pedagógicas inovadoras para promover uma aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências e matemática. Esse eixo aborda desde princípios de formação de professores até o uso de tecnologias emergentes como a aplicação de realidade aumentada em processos de ensino-aprendizagem. No Eixo 3 - Ensino de Engenharias, são destacados diversos temas atuais da referida linha de pesquisa como a formação ética e competências profissionais para os futuros engenheiros, oferecendo também uma análise bibliométrica abrangente sobre o tema. Além disso, são relatadas tanto estratégias inovadoras, como também consolidadas na área do ensino de engenharias, como a aprendizagem baseada em projetos e o uso do SCRUM que são ferramentas relevantes na formação e na preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Estes tópicos oferecem uma visão abrangente das práticas educacionais inovadoras e das estratégias de formação que visam preparar os futuros profissionais da engenharia para os desafios contemporâneos. Portanto, esta obra visa oferecer uma análise profunda e atualizada sobre temas cruciais da educação e ensino no Brasil, como também um guia inspirador para educadores, pesquisadores e profissionais engajados em promover uma educação transformadora e de qualidade, sendo assim a obra apresenta-se como leitura essencial para educadores, pesquisadores e profissionais interessados em promover avanços significativos no campo educacional.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: TENDÊNCIAS ATUAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons