Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES (ORG), PAULA TRAJANO DE ARAÚJO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA (ORG), GRASIANY SOUSA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VALENTE (ORG), NATÁLIA PARENTE DE LIMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA (ORG), SOLONILDO ALMEIDA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | JUCÁ (ORG), SANDRO CÉSAR SILVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T14:23:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T14:23:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744885 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro reúne textos escritos por alunos e seus orientadores da primeira turma de doutorado do polo IFCE da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Essa compilação inovadora, dividida em três eixos temáticos específicos, oferece uma visão abrangente e detalhada sobre os desafios e as perspectivas do ensino e da formação docente no Brasil. No Eixo 1 - Educação e Formação Docente, os leitores são conduzidos por uma jornada intelectual que aborda questões cruciais relacionadas à educação formal, desde a formação de professores até as políticas educacionais em vigor. Temas como inteligência artificial, trabalho docente e a dimensão afetiva no processo de formação docente são minuciosamente explorados. Esses tópicos oferecem uma análise abrangente do panorama atual, destacando abordagens inovadoras e estratégias pedagógicas que visam aprimorar a formação dos professores e promover um ambiente educacional mais enriquecedor e inclusivo. O Eixo 2 - Ensino de Ciências e Matemática apresenta uma ampla gama de reflexões e práticas educacionais e oferece uma análise aprofundada sobre estratégias didáticas e abordagens pedagógicas inovadoras para promover uma aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências e matemática. Esse eixo aborda desde princípios de formação de professores até o uso de tecnologias emergentes como a aplicação de realidade aumentada em processos de ensino-aprendizagem. No Eixo 3 - Ensino de Engenharias, são destacados diversos temas atuais da referida linha de pesquisa como a formação ética e competências profissionais para os futuros engenheiros, oferecendo também uma análise bibliométrica abrangente sobre o tema. Além disso, são relatadas tanto estratégias inovadoras, como também consolidadas na área do ensino de engenharias, como a aprendizagem baseada em projetos e o uso do SCRUM que são ferramentas relevantes na formação e na preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Estes tópicos oferecem uma visão abrangente das práticas educacionais inovadoras e das estratégias de formação que visam preparar os futuros profissionais da engenharia para os desafios contemporâneos. Portanto, esta obra visa oferecer uma análise profunda e atualizada sobre temas cruciais da educação e ensino no Brasil, como também um guia inspirador para educadores, pesquisadores e profissionais engajados em promover uma educação transformadora e de qualidade, sendo assim a obra apresenta-se como leitura essencial para educadores, pesquisadores e profissionais interessados em promover avanços significativos no campo educacional. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: TENDÊNCIAS ATUAIS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educacao_Ensino e Formacao docente tendencias atuais.pdf | 5.08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744885/2/Educacao_Ensino e Formacao docente tendencias atuais.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons