Quanta vida cabe em cinco anos? Leituras nas aulas de História sobre raça, gênero e classe a partir do diário Quarto de Despejo (1960)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamires, Rosane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T15:31:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T15:31:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_versão finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744866-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação concentra-se nos estudos acerca da História e Literatura em sala de aula, cuja fonte histórica a ser analisada é a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, e parte do capítulo 12 do livro didático História, Sociedade e Cidadania (2018), de Alfredo Boulos, do 9º ano do Educação Básica. Na obra, observamos as reflexões contidas no diário sobre a vivência da autora enquanto mãe, mulher, negra, catadora de papelão e moradora da Favela do Canindé (SP), e no livro, nos atentamos ao discurso desenvolvimentista presente durante a segunda década de 1950 no governo de Juscelino Kubitschek. Para esse fim, buscamos pensar, na nossa pesquisa, o letramento histórico, ampliando assim a construção do ensino-aprendizagem numa perspectiva horizontal, cooperativa, antissexista e decolonial no ensino de História. Tais discussões contribuem para o alargamento de possibilidades de recontar a história, observando tanto as dores como as ressignificações realizadas por mulheres invisibilizadas, não pertencentes ao padrão homogêneo, branco e elitista e pouco discutido nos livros didáticos. Para nosso embasamento teórico, utilizamos autoras como: Pesavento (2004); Bittencourt (2008); Schmidt (2009); Crenshaw (2002); Louro (2012); Lugones (2019); Petit (2009; 2019); Hooks (2017); Vergés (2020); Schwarcz (2015); Rocha (2020); Soares (2009; 2011); Pearce (1978); Bassanezi (2022); e autores como Freire (2015); Meiyer (1998); Geraldi (2010), entre outras/os. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa ocorre através da análise de conteúdo do gênero textual diário. O produto final é o roteiro de uma peça teatral a ser desenvolvido na rede básica sobre a autora referida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarolina Maria de Jesuspt_BR
Palavras-chave: dc.subject(Relações) de Gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleQuanta vida cabe em cinco anos? Leituras nas aulas de História sobre raça, gênero e classe a partir do diário Quarto de Despejo (1960)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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