POR UM ENSINO DE RESISTÊNCIA(S): POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SÃO MIGUEL DE TAIPU-PB

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T15:27:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T15:27:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744865-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa em questão aborda discussões acerca da aplicação efetiva da Lei 11.645/08 nas escolas do Ensino Fundamental II do município de São Miguel de Taipu-PB, passados 15 anos desde sua aprovação. O estudo busca investigar o papel da formação docente na prática de evidenciar os povos indígenas, os currículos adotados e o espaço dado à temática indígena no currículo real dentro do Ensino de História. Também são investigadas as escolhas pedagógicas dos professores de História, as contribuições dos supervisores da rede, e as ações da Secretaria de Educação para incentivar a prática pelos docentes. A pesquisa utiliza como suporte teórico a perspectiva decolonial, com os autores Walsh (2013; 2017), Quijano (2005) e Brighenti (2016). Para discorrer sobre currículo, há diálogos com Tardif (2002), Bittencourt (2009) e Silva (1999). Ao adentrar nas questões indígenas, utilizam-se Munduruku (2009; 2021), Kayapó (2023), Krenak (2020) e Kambeba (2013). A metodologia empregada envolveu pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica, documental, e questionários online aplicados nas escolas para docentes, supervisores e coordenadores do Ensino Fundamental. A intenção foi de coletar dados objetivos e subjetivos para embasar as conclusões da pesquisa. Sistematizando as discussões propostas, descrevo a realização de uma Semana Intercultural intitulada A temática Indígena na Educação Básica: dialogando com os saberes ancestrais, englobando uma exposição temática na turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Gov Flávio Ribeiro Coutinho como também uma Formação Continuada ministrada para professores que compõem a escola em questão, utilizando-me da temática indígena para o alargamento de possibilidades curriculares tanto para docentes quanto para os discentes. O estudo busca contribuir para práticas docentes que promovam uma educação mais democrática e cidadã, valorizando a diversidade cultural e as histórias dos povos indígenas dentro do Ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
Título: dc.titlePOR UM ENSINO DE RESISTÊNCIA(S): POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SÃO MIGUEL DE TAIPU-PBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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