Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, ELISANGELA SILVA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Ana Aparecida Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-23T22:37:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-23T22:37:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA DE ATIVIDADES INTEGRADAS PARA CURSOSTÉCNICOS SOB A ABORDAGEM DA PEDAGOGIA HISTÓRICO- CRÍTICA. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744852 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia servirá para refletir sobre a prática pedagógica, envolvendo todos os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, onde “o professor, nos limites de sua autonomia e controle que exerce sobre seu processo de trabalho, organiza e direciona, juntamente com seus alunos, a dinâmica da sala de aula, cujos efeitos vão além dos muros da escola” (Azzi, 2009, p. 38-39). Apresenta-se um material na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) defendida por Demerval Saviani (2012) e Gaspari (2012) que desenvolveu uma didática para a PHC, inserindo a teoria vigotskiana no planejamento do trabalho docente alinhando aos pressupostos teóricos da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, sendo: Ramos ( 2017) Araújo e Frigoto (2015), Ciavata (2014) e outros. APRESENTAÇÃO O principal objetivo será contribuir com as práticas desenvolvidas pelo docente em sala de aula e fora dela, partindo da perspectiva do trabalho como princípio educativo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Critica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Integradoras | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NO ÂMBITO DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA/IFRR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA DE ATIVIDADES INTEGRADAS PARA CURSOS TÉCNICOS.pdf | DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL | 6,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744852/2/GUIA DE ATIVIDADES INTEGRADAS PARA CURSOS TÉCNICOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons