Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Larissa de Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-23T19:01:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-23T19:01:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trilha pedagógic gamificada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744842 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente documento compõe o produto técnico e tecnológico resultante da pesquisa intitulada Potencialidades da gamificação para o atendimento pedagógico de discentes do Ensino Médio Integrado no IF Baiano, conduzida pela pesquisadora e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica Larissa de Queiroz Santos, sob orientação da Profª Dra. Camila Lima Santana e Santana, e coorientação do Prof. Dr. Gilvan Martins Durães. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver estratégias para o Atendimento Pedagógico de discentes do Ensino Médio Integrado (EMI), de forma colaborativa com as equipes pedagógicas, a partir das mecânicas de gamificação, e aplicar as estratégias desenvolvidas em uma solução tecnológica gamificada para o atendimento e acompanhamento pedagógico de discentes do EMI, tomando o IF Baiano como instituição de referência. A proposta foi construída no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT e desenvolvida através de uma abordagem de pesquisa-ação (Dionne, 2007), realizada nos anos de 2022 e 2023, mediante aplicação de questionários a membros das equipes pedagógicas representantes de 10 (dez) dos 14 (quatorze) campi do IF Baiano e a representantes discentes do público atendido por essas equipes. Também foi realizado grupo focal com os/as pedagogos/as e técnicos/as em assuntos educacionais que responderam aos questionários, o que respaldou as escolhas para a construção da Trilha Pedagógica gamificada (TriP), bem como para a elaboração do Guia para Implementação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | TRILHA PEDAGÓGICA GAMIFICADA – TRIP GUIA PARA IMPLEMENTAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons