EMBARQUE NESSA TRIP: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, LARISSA DE QUEIROZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-23T18:55:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-23T18:55:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-23-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744840-
Resumo: dc.description.abstractO Atendimento Pedagógico (AP) representa parte importante das atribuições de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Visando a responder à necessidade institucional de ações voltadas à criação de estratégias coletivas para utilização no AP, a presente pesquisa almejou compreender as potenciais relações entre o AP e a gamificação, bem como as implicações no acompanhamento do processo de aprendizagem de discentes no Ensino Médio Integrado (EMI), tomando o IF Baiano como lócus, a fim de desenvolver um produto educacional contributivo para o sucesso acadêmico dos discentes atendidos pelas equipes pedagógicas. O referencial teórico partiu dos conceitos de educação omnilateral, mediação, trabalho como princípio educativo e aprendizagem significativa para problematizar a categoria atendimento pedagógico, em diálogo com os conceitos de motivação, engajamento e estado de Flow para circunscrever a categoria gamificação, os quais permitiram delinear com maior exatidão as bases sobre as quais os dados foram interpretados e os novos conhecimentos foram construídos. A metodologia se fundamentou nos pressupostos da pesquisa-ação e envolveu pesquisa aplicada de natureza qualitativa. A ida a campo subdividiu-se em: aplicação de questionários aos membros das equipes pedagógicas e aos discentes atendidos, realização de grupo focal com pedagogos e técnicos em assuntos educacionais envolvidos com o AP no IF Baiano, e pesquisa documental a partir dos instrumentos de trabalho desses profissionais e das contribuições deles em um fórum on-line. Nos resultados, foram observadas semelhanças entre as estratégias e instrumentos adotados pelas equipes de várias unidades na mesma instituição, bem como fragilidades no AP, como falta de regulamentação institucional, limitações de tempo, espaço e formação continuada. Também foi detectado que a maioria dos atores da pesquisa já teve acesso ao conceito de gamificação, principalmente após as formações sobre metodologias ativas no período pandêmico, embora metade não tivesse participado de atividades que empregaram elementos de gamificação. Outro resultado relevante concerne ao interesse de todos em aplicar estratégias gamificadas no AP, e à concordância da maioria sobre a criação de um ambiente virtual gamificado para o AP, revelando disponibilidade em utilizar em sua prática, o que subsidiou a construção do produto técnico e tecnológico, uma solução gamificada para o AP, a partir da customização do AVA Moodle com a instalação de plugins que propiciaram a implementação de recursos de gamificação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.78MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMoodlept_BR
Título: dc.titleEMBARQUE NESSA TRIP: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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