A Patrulha Canina - O ensino dos conceitos de Adição e Subtração para estudantes com TEA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Karen Furtado-
Autor(es): dc.contributor.authorNörnberg, Lui-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-23T12:49:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-23T12:49:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherKaren_dos_Santos_Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744819-
Resumo: dc.description.abstractO autismo é descrito como um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico do indivíduo. Diferentes áreas interessadas na compreensão do espectro seguem discutindo o tema, no intuito de promover a inclusão e o acesso ao processo de aprendizagem. Nesse cenário, o presente estudo buscou compreender como o professor regente e o professor especialista desenvolvem o ensino da matemática, tendo em vista uma perspectiva inclusiva de estudantes com autismo do quarto ano do ensino fundamental. O objetivo geral foi analisar os processos de ensino da matemática para o quarto ano do ensino fundamental, para estudantes com Transtorno de Espectro Autista, na tentativa de identificar possibilidades e limites. Para análise, utilizou-se de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, e com observação participante, realizada durante o desenvolvimento das aulas de dois professores regentes e um profissional do Atendimento Educacional Especializado. Como resultado, após a triangulação dos dados, observou-se que os participantes atuam na rede de ensino há bastante tempo. Os professores consideram o hiperfoco dos alunos com autismo nas adaptações que realizam durante a rotina de trabalho. Observou-se que os docentes estão comprometidos com a inclusão dos alunos no espaço escolar, auxiliando lado a lado na realização dos conteúdos, na maioria das vezes o que ocorre é a falta de um professor auxiliar. Constatou-se ainda que os estudantes com autistas têm dificuldades na compreensão dos conceitos abstratos e facilidade com o concreto, o que implica na confecção e aquisição de materiais manipuláveis que possibilitem a visualização do conceito desenvolvido. A partir das constatações obtidas com os professores, foi elaborado o produto desta dissertação que versa sobre as atividades utilizando os episódios da Patrulha Canina: “Missão no festival de milho” e “Os filhotes e os ovos roubados”, possibilitando a materialização dos conceitos matemáticos de subtração e adição através das aventuras que se desenvolvem nos episódios e que traz muita diversão e contribuição para aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlunos Autistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleA Patrulha Canina - O ensino dos conceitos de Adição e Subtração para estudantes com TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
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