Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cigales, Juliana Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gil, Robledo Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-23T12:35:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-23T12:35:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Juliana_Cigales_Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744818 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho teve o objetivo de investigar como as estratégias de Autorregulação da Aprendizagem contribuíram para o processo de Alfabetização Científica, a partir de uma sequência didática que inter-relacionou os elementos da história “Travessuras do Amarelo” aos conteúdos de Ciências da Natureza propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Os sujeitos de pesquisa foram 10 crianças de aproximadamente 7 anos, de uma turma de 2º ano. A investigação seguiu uma linha qualitativa que iniciou com uma breve revisão de literatura e um período de observação da turma. Após, realizou-se uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica composta de intervenções e a avaliação dessas intervenções. Foram mediados processos de aprendizagem e o uso de estratégias de Autorregulação da Aprendizagem que estimulou a Alfabetização Científica, a partir de um envolvimento ativo dos alunos com os conteúdos de Ciências. Dessa forma, foi possível identificar sinais de desenvolvimento da utorregulação da Aprendizagem, nas dimensões cognitivas, pró-sociais, emocionais e motivacionais. Também identificou-se mudanças na Alfabetização Científica dos estudantes relacionadas as dimensões de autonomia, domínio e comunicação, especialmente nos aspectos da criatividade, tomada de decisões, domínio e responsabilidade, relação com os conceitos científicos, saber expressar-se e ter boas argumentações. Os avanços percebidos comprovaram as articulações que foram estabelecidas ao longo do referencial teórico, e consequentemente, apontaram os resultados positivos destas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,4Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação da Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Juliana_Cigales_Produto.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744818/2/Juliana_Cigales_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons