Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCigales, Juliana Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorGil, Robledo Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-23T12:35:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-23T12:35:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherJuliana_Cigales_Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744818-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho teve o objetivo de investigar como as estratégias de Autorregulação da Aprendizagem contribuíram para o processo de Alfabetização Científica, a partir de uma sequência didática que inter-relacionou os elementos da história “Travessuras do Amarelo” aos conteúdos de Ciências da Natureza propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Os sujeitos de pesquisa foram 10 crianças de aproximadamente 7 anos, de uma turma de 2º ano. A investigação seguiu uma linha qualitativa que iniciou com uma breve revisão de literatura e um período de observação da turma. Após, realizou-se uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica composta de intervenções e a avaliação dessas intervenções. Foram mediados processos de aprendizagem e o uso de estratégias de Autorregulação da Aprendizagem que estimulou a Alfabetização Científica, a partir de um envolvimento ativo dos alunos com os conteúdos de Ciências. Dessa forma, foi possível identificar sinais de desenvolvimento da utorregulação da Aprendizagem, nas dimensões cognitivas, pró-sociais, emocionais e motivacionais. Também identificou-se mudanças na Alfabetização Científica dos estudantes relacionadas as dimensões de autonomia, domínio e comunicação, especialmente nos aspectos da criatividade, tomada de decisões, domínio e responsabilidade, relação com os conceitos científicos, saber expressar-se e ter boas argumentações. Os avanços percebidos comprovaram as articulações que foram estabelecidas ao longo do referencial teórico, e consequentemente, apontaram os resultados positivos destas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,4Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleRota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
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