Os Pedagogos e o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: os desafios da prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Suelem Vaz da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorNörnberg, Lui-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-23T12:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-23T12:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherSuelem_Vaz_da_Silva_Alves_Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744799-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral analisar como professores que ensinam matemática nos anos iniciais compreendem a BNCC e a operacionalizam em seu planejamento. Os objetivos específicos visavam: compreender os entendimentos de professores que ensinam matemática da relação currículo e prática pedagógica; e identificar possíveis inserções da BNCC na prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Os sujeitos desta investigação são quatro professoras pedagogas atuantes no segundo ano do ensino fundamental de duas escolas municipais de Pelotas, utilizando-se como estratégia o estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a observação das aulas ministradas pelas professoras. A estratégia utilizada para a análise dos dados foi a triangulação de dados que permitiu a apreensão do fenômeno sob diferentes fontes. Com base nos estudos e dados coletados, pode-se afirmar que as professoras, além de não possuírem formação adequada para ensinar matemática, não fazem uso da BNCC, como auxílio para seu planejamento, trazendo matemática ainda de uma forma tradicional e incompleta, uma vez que usam sempre dos mesmos métodos e conteúdos para abordagem da disciplina. Como uma forma de auxiliar estas professoras, foi criado como produto educacional, uma sequência didática a partir de uma curadoria de conteúdos realizada a partir dos dados triangularizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent448kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Título: dc.titleOs Pedagogos e o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: os desafios da prática docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons