Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gusmão Silveira Machado, Susana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ilgenfritz Sperotto, Rosária | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-23T12:32:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-23T12:32:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Susana_Silveira_Machado_Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744798 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na pesquisa "Experiências de Professoras da Educação Infantil na Pandemia da COVID-19: Histórias, Dilemas e Reflexões" revela de forma contundente a complexidade e os desafios enfrentados pelos professores durante esse período excepcional. Os dados coletados neste estudo oferecem uma visão das experiências vividas por esses profissionais, revelando os dilemas, as dificuldades, mas também as estratégias resilientes e as reflexões profundas sobre a prática docente. Diante desse cenário, a urgência de criar espaços de trocas, compartilhamento e acolhimento para os professores se torna evidente. As histórias narradas e os dilemas expostos pelos professores na pesquisa mostraram a necessidade de proporcionar ambientes onde eles possam compartilhar suas vivências, suas dificuldades, angústias e também suas estratégias de superação. Os relatos presentes na dissertação destacaram a importância de criar espaços de diálogo e escuta ativa, onde os professores possam se sentir ouvidos, compreendidos e apoiados. As reflexões profundas sobre a prática pedagógica durante a pandemia evidenciaram a urgência de promover um ambiente de acolhimento que não intencione simplesmente suporte emocional, mas que também estimule o crescimento profissional e a troca de estratégias entre os educadores. Assim, a partir dos dados coletados surge a relevância e a urgência de se estabelecer um grupo de acolhimento para professores. Esses espaços se mostram cruciais para fornecer suporte emocional, compartilhar experiências, desenvolver estratégias de enfrentamento e promover um ambiente de colaboração, fundamental para enfrentar os desafios presentes e futuros na educação. A criação desses espaços de trocas e partilhas se torna não apenas necessária, mas também essencial para o bem-estar e desenvolvimento profissional dos professores, impactando diretamente na qualidade do ensino oferecido às crianças em nossas escolas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 114kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA DA COVID-19: HISTÓRIAS, DILEMAS E REFLEXÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Susana_Silveira_Machado_Produto.pdf | 113,53 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744798/2/Susana_Silveira_Machado_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons