A Revolução Russa no ensino de História: um estudo de caso no CPM Dendezeiros

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARRETO, Humberto Marcos Conceição,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-23T12:01:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-23T12:01:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherA Revolução Russa no ensino de História: um estudo de caso no CPM Dendezeirospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744797-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo analisar como a Revolução Russa tem sido apropriada por estudantes e professores de História do Colégio da Polícia Militar (CPM), Unidade Dendezeiros – Salvador/BA. O problema motivador da pesquisa foi a necessidade de se investigar como um tema tão “sensível” e controverso como a Revolução Russa tem sido recebido por estudantes e professores de História de um colégio de formação pré-militar. O trabalho também se propõe a analisar a abordagem da Revolução Russa presente nos livros didáticos de História adotados no CPM Dendezeiros; investigar os meios através dos quais tem ocorrido a apropriação da Revolução Russa por estudantes e professores de História da instituição, e propor uma solução mediadora de aprendizagem na forma do roteiro de um jogo sobre o tema pesquisado. A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória/Uneb. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com a proposição de questionários a estudantes e professores de História da instituição que nos serviu de lócus para a pesquisa e com a utilização de revisão bibliográfica e análise documental. Para tanto, contamos com os aportes teóricos e as pesquisas de historiadores da Revolução Russa, como Kevin Murphy, Alexander Rabinowitch, Lars Lih, dentre outros, e de pesquisadores do livro didático, a exemplo de Circe Bittencourt e Itamar Freitas. Como proposta de solução mediadora de aprendizagem, elaboramos um roteiro para organização e aplicação de um jogo denominado “autódromo”, tendo como tema a Revolução Russa. Além disso, criamos uma versão digital do jogo na plataforma de jogos digitais Wordwall. O roteiro elaborado e a versão digital do jogo ficarão à disposição de outros professores e profissionais da educação a fim de ser utilizado, criticado e aperfeiçoado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Livro didático; Revolução Russa.pt_BR
Título: dc.titleA Revolução Russa no ensino de História: um estudo de caso no CPM Dendezeirospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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