Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARRETO, Humberto Marcos Conceição, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-23T12:01:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-23T12:01:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Revolução Russa no ensino de História: um estudo de caso no CPM Dendezeiros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744797 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo analisar como a Revolução Russa tem sido apropriada por estudantes e professores de História do Colégio da Polícia Militar (CPM), Unidade Dendezeiros – Salvador/BA. O problema motivador da pesquisa foi a necessidade de se investigar como um tema tão “sensível” e controverso como a Revolução Russa tem sido recebido por estudantes e professores de História de um colégio de formação pré-militar. O trabalho também se propõe a analisar a abordagem da Revolução Russa presente nos livros didáticos de História adotados no CPM Dendezeiros; investigar os meios através dos quais tem ocorrido a apropriação da Revolução Russa por estudantes e professores de História da instituição, e propor uma solução mediadora de aprendizagem na forma do roteiro de um jogo sobre o tema pesquisado. A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória/Uneb. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com a proposição de questionários a estudantes e professores de História da instituição que nos serviu de lócus para a pesquisa e com a utilização de revisão bibliográfica e análise documental. Para tanto, contamos com os aportes teóricos e as pesquisas de historiadores da Revolução Russa, como Kevin Murphy, Alexander Rabinowitch, Lars Lih, dentre outros, e de pesquisadores do livro didático, a exemplo de Circe Bittencourt e Itamar Freitas. Como proposta de solução mediadora de aprendizagem, elaboramos um roteiro para organização e aplicação de um jogo denominado “autódromo”, tendo como tema a Revolução Russa. Além disso, criamos uma versão digital do jogo na plataforma de jogos digitais Wordwall. O roteiro elaborado e a versão digital do jogo ficarão à disposição de outros professores e profissionais da educação a fim de ser utilizado, criticado e aperfeiçoado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Livro didático; Revolução Russa. | pt_BR |
Título: dc.title | A Revolução Russa no ensino de História: um estudo de caso no CPM Dendezeiros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons